domingo, 8 de dezembro de 2013

Artista cria presépio com latas de refrigerantes


\0/ \0/  Feliz Natal \0/ \0/

Um presépio utilizando 220 latinhas de suco e de refrigerante. Foi o que o artista plástico e arquiteto Raphael Ramiro Júnior, de 62 anos, preparou para este Natal.

O trabalho durou oito meses e exigiu uma hora diária de dedicação, além de vários dedos cortados. O presépio de embalagens de alumínio está em exposição no Engenho Central da cidade paulista de Piracicaba. Ramiro contou ter criado 22 peças representando os animais, além de nove personagens humanos. Ele recriou a paisagem de um pasto com uma manjedoura. Entre as figuras representadas, além do menino Jesus, José e Maria, estão também os reis magos e trabalhadores rurais. Há ainda uma árvore compondo o trabalho.

O artista, que nunca tinha feito representações do presépio ou trabalhado com latinhas, contou que usou cola instantânea e gesso nas peças. "O gesso serviu para dar peso às latinhas e a cola foi a maneira mais eficiente de grudar as peças. Eu fiz o presépio com a intenção de divulgar  as maneiras de reaproveitamento e reciclagem", afirmou.


Apesar da mensagem de cidadania, Ramiro desaconselha as crianças a manusearem as latinhas. "Não recomendo para crianças porque depois de cortada a lata se torna uma lâmina afiadíssima. Tive vários cortes nos dedos durante o trabalho. Nada impede, no entanto, que adultos as usem para fazer uma árvore decorativa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário