sábado, 14 de dezembro de 2013

Água de coco – o isotônico natural / El agua de coco - isotónica natural / ココナッツ水 - 自然な等張性 / Kokosnuss-Wasser - das natürliche isotonische / 椰子水 - 天然等滲 / L'eau de coco - isotonique naturelle / Acqua di cocco - il isotonica naturale / Кокосовая вода - естественный изотонический



Malhou? Correu? Suou? Reidrate!


Esqueça os sabores de uva, tutti-frutti e abacaxi. Dois pesquisadores brasileiros estão trabalhando num estudo que promete acabar com a hegemonia dos isotônicos compostos por uma grande quantidade de substâncias químicas. O projeto da professora da da Universidade Federal Fluminense (UFF) Yanina Calvette e o pesquisador da Embrapa Amauri Rosenthal, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é pioneiro no Brasil e utiliza um equipamento de alta pressão hidrostática (APH) para manter as propriedades da água de coco por um longo período.Isso porque - depois de aberto - o coco perde uma série de nutrientes.

Em caixinha, a água é esterilizada e a perda também acontece. Em qualquer processo praticado hoje pelo mercado, o isotônico natural fica sem vitaminas e sais minerais naturais. A APH exerce uma pressão entre 100 e 800 megapascais que altera os compostos biológicos sem modificar sua composição. “A comparação que fazemos de sua força é com o peso de dois elefantes sobre um morango” — explica a pesquisadora.


Segundo Yanina, essa pressão evita a ação de enzimas e microrganismos que deterioram a água de coco. O estudo está em fase final, e os pesquisadores já fazem uma avaliação de mercado do isotônico. A experiência é um dos raros momento no país em que uma iniciativa acadêmica busca superar a hegemonia da indústria.







Essa cara zangada significa que o sitemeeter não está funcionando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário