sábado, 31 de março de 2012

Primeiro de abril: Comercial de Red Bull proibido

Caiu no primeiro de abril

No começo do século XVI, o Ano Novo pelo calendário romano era festejado no início da primavera – no dia 25 de março. Estas festas – a versão old fashion do réveillon – eram bem animadas e duravam uma semana, terminando – adivinha quando? – no dia primeiro de abril.

Aí, o papa Gregório XIII resolveu marcar presença e decidiu que o primeiro de janeiro passaria a ser o primeiro dia do ano. Os franceses – mais conservadores – resistiram à mudança e tentaram manter a tradição. Os moradores de outros países aproveitaram então para pregar peças e enganar os vizinhos franceses enviando convites para festas que não existiam e presentes estranhos. Assim, nasceu o Dia da Mentira, que é a falsa comemoração do Ano Novo.

Aliás, o primeiro de abril este ano cai num domingo - dia de maior consumo de bebidas. Segundo estudo do Portal Saúde, a frequência de adultos que consomem refrigerantes cinco ou mais dias da semana varia de 21% em Aracaju (menor regularidade) a 38% no Macapá (maior regularidade). No conjunto das capitais e Distrito Federal, 26,7% dos entrevistados bebem refrigerantes. Os homens bebem com maior frequência (31,7%) que as mulheres (22,4%). Entre os homens adultos, Porto Velho é a capital onde há maior consumo (43%) e o menor em Natal (19%). Entre as mulheres, o maior percentual de consumo da bebida é em Macapá, com (38%), e o menor em Natal (12%).

Parece piada de primeiro de abril

À primeira vista parece que o Conar resolveu pregar uma peça no dia dos Tolos. Mas foi censura mesmo. O conselho – que vive uma crise de identidade desde que nasceu – acaba de anunciar que decidiu suspender a veiculação do comercial de Red Bull por satirizar o milagre no qual Jesus caminha sobre as águas. A decisão foi tomada esta semana. O filme proibido foi exibido no Blog do Refri no dia 17 de março. Confira em http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=2990570550463072433&postID=4113192428038924852

Nenhum comentário:

Postar um comentário