sábado, 24 de março de 2012

Consciência ecológica também gera lucros...


Reciclagem é grande negócio em Manaus

Manaus está entre as cidades brasileiras que mais reciclam o PET das garrafas de bebidas. Os catadores da capital amazonense recolhem, por dia, cerca de 20 toneladas de resíduos que, antes, iam parar nos leitos dos rios desta que é a maior bacia hidrográfica do planeta. Agora, as pets são usadas, por exemplo, na fabricação de telhas: leves, duráveis, bonitas e baratas. Para cada uma delas são usadas 136 garrafas pet que seriam descartadas na natureza.

Um dos fabricantes é a Telhas Leve. Cada telha pesa 950 gramas – 5,7 kg o metro quadrado – tem vida útil de 40 anos e está livre das porosidades que normalmente "enraízam sujeiras" nas telhas tradicionais. As telhas são produzidas simulando uma sequência de três Telhas Romanas tradicionais, com a vantagem de serem exatamente iguais em suas propriedades e dimensões. A prefeitura manauense estuda usar as telhas como cobertura das paradas de ônibus. Uma garrafa PET demora cerca de 450 anos para decompor na natureza.

As garrafas PET sustentam um hotel flutuante às margens do Rio Negro. Ali, foram usadas mais de 400 mil garrafas, usadas como base de sustentação de um hotel flutuante. A ideia ecologicamente correta é do empresário Moisés Bichara. As pets ficam presas por baixo das tábuas, garantindo a flutuação dos chalés e das passarelas de acesso aos quartos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário