quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Um pouco de conteúdo no Rock in Rio

O politicamente correto Coldplay

Parece incrível que a 242 dias do Rock in Rio, o site oficial do evento tenha tão pouca informação para divulgar. Os caras publicam postagens do Joãozinho que conta historinhas do titio que subiu num poste para roubar um banner, da Mariazinha que chorou durante o show do Zé Mané, um papinho furado daquele show inesquecível... Ou seja: zero de conteúdo. Colocaram umas camisetas pra vender, as camisetas acabaram e não houve reposição! Ai, que sono...

Todo dia está lá: “Bandas confirmadas”: fulano, cicrano, Zé das Couves e os Paralelos do Ritmo. Patrocinadores: Coca-Cola etc etc etc. E só. Para tentar suprir essa vontade básica do consumidor, vamos bater uma bolinha sobre as bandas sempre que sobrar um “calhau” aqui no Blog. Metallica, Red Hot Chili Peppers e Coldplay estão entre os headliners – as principais atrações de cada um dos dias do evento.

O Coldplay é aquela banda criada em 98 – praticamente uma criança se comparada aos senhores que estão no Capital Inicial desde 82. O Coldplay tem várias características interessantes. Ingleses, eles se manifestaram contra a invasão do Iraque logo na primeira hora, fizeram campanha pela Anistia Internacional e contra a reeleição de George Bush – por motivos óbvios. Mas como o negócio dos caras é mesmo a música, é importante registrar que eles já têm mais de 50 milhões de discos vendidos, apesar de terem nascido em plena crise do mercado fonográfico.

O vocalista do Coldplay, Chris Martin, gosta de se comunicar com o público no idioma local e de apresentar covers das bandas que admira, como Pretenders (“1200 miles”) e Echo and the Bunnymen (“Lips like sugar”), esta última na França, onde ele fez um esforço danado para se expressar em francês. Para a gravação de “Viva la Vida”, eles contaram com a produção de um grande nome da música, Brian Eno, ex-integrante do Roxy Music e ex-cabeludo também. Hoje exibe uma reluzente careca.

Chris Martin, Johnny Buckland, Guy Berryman e Will Champion destinam dez por cento do que ganham para o combate à pobreza e às mudanças climáticas. Eles ainda leiloam seus instrumentos velhos no eBay. O que é arrecadado vai para a ajuda a crianças e jovens na Inglaterra. No Rock in Rio, o Coldplay se apresenta no dia primeiro de outubro.

2 comentários:

  1. Você não mencionou que o Chris Martin é casado com a atriz linda-loura Gweneth Paltrow, que aliás canta muito bem, como naquele filme de covers... como era mesmo o nome? Tô com preguiça de gugar.

    ResponderExcluir