quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pesquisa em sete países revela...

Brasileiro otimista quer carro, tênis e refri...

Pesquisa do banco Credit Suisse apresenta dados interessantes sobre o comportamento dos consumidores de sete economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China (grupo de países conhecido como BRIC) e ainda Arábia Saudita, Egito e Indonésia. Os consumidores brasileiros foram os que se mostraram mais otimistas quanto às suas finanças pessoais nos próximos seis meses, com 63% esperando uma melhora, bem acima dos chineses (45%), indianos (43%), sauditas (35%) e egípcios (12%). Somos os que mais gastam com saúde (9,8% da renda). Em outras palavras: planos de saúde, a falta de hospitais públicos de qualidade e os remédios caros nos levam a gastar mais que as outras economias pesquisadas.

Sobre os produtos a serem consumidos, entre os brasileiros com renda superior a US$ 2 mil por mês, 27% esperam consumir mais laticínios, 21% pretendem comprar mais refrigerantes e 18% acham que vão beber mais água mineral. Na mesma faixa de renda, os brasileiros estão entre os que menos planejam viajar ao exterior nos próximos doze meses (3%), a frente de indianos (1%) e egípcios (0%). Neste quesito, os russos são 26%, seguidos dos sauditas (18%), indonésios (13%) e chineses (9%).

O estudo revela ainda que, em 2011, na mesma faixa salarial, 22% dos brasileiros querem adquirir um imóvel, 34% pretendem comprar um carro e 74% anseiam por um tênis de marca. Para o universo de 3,2 bilhões de habitantes destes sete países, foram ouvidas 13 mil pessoas: amostra que pode ser considerada robusta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário