O consumidor é quem manda!
Diante da pressão do mercador consumidor, a PepsiCo anunciou que deverá alterar a fórmula da Diet Pepsi nos Estados Unidos retirando o adoçante aspartame (E951) de sua composição.
O novo produto já tem até data de lançamento: estará à venda nos EUA a partir de agosto. Sai o aspartame e entra a sucralose - combinada com acessulfame-k (acessulfame potássio).
A PepsiCo informa que atendeu a uma reivindicação do mercado consumidor e a uma exigência de mercado, uma vez que as vendas do produto caíram mais de 5% no mercado americano no ano passado - o mesmo acontecendo com a concorrente Diet Coke. Não há comprovação de que o aspartame faça mal à saúde.
A empresa percebeu - segundo declaração de seu vice-presidente sênior Seth Kaufman - que "o aspartame é a causa número um pela qual os consumidores estão abandonando refrigerantes diet".
A mudança ficará restrita aos EUA e se estenderá às demais variedades de Diet Pepsi, como a versão sem cafeína e a Wild Cherry (produto com sabor de cereja).
Kaufman afirmou que, nos testes, as pessoas continuaram reconhecendo o gosto da Diet Pepsi, mas que a bebida pode ter "uma sensação na boca levemente diferente".
Para quem não sabe - e nem nós sabíamos - o aspartame é cerca de 200 vezes mais doce do que o açúcar, mas contém muito poucas calorias. Tal substância está presente em milhares de alimentos processados e bebidas ao redor do mundo ─ incluindo cereais matinais e chicletes ─, como um substituto do açúcar.
A FDA, agência que regula alimentos e bebidas nos EUA, diz que o aspartame é "uma das substâncias mais exaustivamente estudadas na história do suprimento alimentar humano, com mais de 100 estudos confirmando sua segurança".
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