sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A cajuína cristalina em Teresina... despencou



 Seca no Piauí afeta produção

  
Faz cinco anos que a safra de caju no Piauí não caía tanto de produção. O estado nordestino vive a pior seca dos últimos 40 anos, onde 182 dos 224 municípios decretaram situação de emergência. A crise provocou a alta nos preços. Entre fevereiro de 2012 e janeiro de 2013, a caixa de doze unidades saltou de R$ 27 para R$ 35.

Com a estiagem, o segundo maior produtor de caju do país - que antes coletava 14 mil quilos por ano – viu neste ano sua plantação beirar o zero. O prejuízo chega a 80% em algumas regiões do Piauí onde os agricultores pouco utilizam a técnica de irrigação, fato que deixa a lavoura dependente da chuva.

A falta de matéria prima também reduziu a produção da deliciosa cajuína - bebida natural feita do pedúnculo do caju (parte próxima do fruto). A alternativa dos produtores está sendo comprar o "cashew" (como chamam os estrangeiros) de outros estados, como o Maranhão.

A quebra da produção aconteceu principalmente porque os maiores produtores da bebida, os municípios de Picos, Ipiranga, Pio IX e Santo Antônio de Lisboa, estão há sete meses sem chuva. Fica a torcida para que essa chuva chegue logo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário