quarta-feira, 9 de julho de 2014

A bola fora de um refrigerante \o/


H2OH! e seu infeliz case de Marketing



Hoje não basta apenas adquirir um determinado produto, há uma necessidade de interagir com a marca, para assim, existir também uma espécie de fidelização psicológica. Ou seja, se a empresa do produto que consumo tem valores parecidos com os meus, as chances de continuar consumindo e virar um “lover” da marca aumentam consideravelmente.  

No entanto, o contrário também se mostra verdadeiro. Foi o que aconteceu no último dia 4 de julho, com a marca de refrigerante H2OH!, durante o jogo entre Brasil e Colômbia. Logo no inicio da partida, a H2OH! postou em sua fanpage no facebook, uma fotografia de um homem e uma mulher, ambos vestidos com as cores verde e amarelo. A imagem mostrava um homem colocava a mão no peito da mulher e, logo abaixo, estava escrita a hashtag #daumavariada no hino.

Embora um grande número de pessoas tenha curtido a publicação, as reações negativas à imagem foram imediatas. Um grande número de pessoas se mostrou indignado com o Marketing de cunho ofensivo, o que fez a marca tirar a imagem do ar. Engana-se quem pensa que tudo estaria resolvido. Logo no início do intervalo os administradores da fanpage “subiram” outra imagem. Dessa vez, com uma espécie de placa, semelhante a que vemos nos banheiros públicos, com um boneco do sexo feminino à frente e dois bonecos do sexo masculino atrás, seguindo a mesma linha da imagem anterior, com a hashtag: #daumavariada no intervalo. 


O resultado foi uma nova enxurrada de protestos: muitos seguidores da página se disseram surpresos negativamente e muito indignados com a publicação. Instaurou-se a polêmica. Mulheres solicitaram um pedido de desculpas da marca, além de se posicionarem ofendidas com o marketing de cunho pejorativo e machista das imagens. Mais uma vez, a marca removeu a postagem que gerou tamanha reação negativa. 

Quando se esperava um pedido de desculpas às consumidoras, eis que veio a publicação seguinte: “Acreditamos na alegria e busca pela felicidade de todas as pessoas, mas nem sempre todos concordam com a gente. Tudo bem, o mais importante é sempre mantermos o bom-humor.” 

Os comentários abaixo foram reações à terceira publicação da marca:
“Bom humor? Vocês deviam se retratar, isso sim!”
“A emenda ficou pior que o soneto. Um conselho à H2OH! Brasil: peçam desculpas e retirem a foto. Só isso! Sem justificativas ou outras babaquices. O respeito ao ser humano agradece!”
“Não consigo entender como um publicitário pode ter uma ideia dessas e pior, levar adiante, sem contar todos os outros profissionais que aprovaram a campanha. Sem palavras para o tamanho do absurdo”.

Houve comentários ainda mais inflamados, mas os citados já dão uma ideia da proporção negativa que a postagem gerou. 

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