H2OH! e seu infeliz case de Marketing
Hoje não
basta apenas adquirir um determinado produto, há uma necessidade de interagir
com a marca, para assim, existir também uma espécie de fidelização psicológica.
Ou seja, se a empresa do produto que consumo tem valores parecidos com os meus,
as chances de continuar consumindo e virar um “lover” da marca aumentam
consideravelmente.
No entanto,
o contrário também se mostra verdadeiro. Foi o que aconteceu no último dia 4 de
julho, com a marca de refrigerante H2OH!, durante o jogo entre Brasil e
Colômbia. Logo no inicio da partida, a H2OH! postou em sua fanpage no
facebook, uma fotografia de um homem e uma mulher, ambos vestidos com as cores
verde e amarelo. A imagem mostrava um homem colocava a mão no peito da mulher
e, logo abaixo, estava escrita a hashtag #daumavariada no hino.
Embora um
grande número de pessoas tenha curtido a publicação, as reações negativas à
imagem foram imediatas. Um grande número de pessoas se mostrou indignado com o
Marketing de cunho ofensivo, o que fez a marca tirar a imagem do ar. Engana-se
quem pensa que tudo estaria resolvido. Logo no início do intervalo os
administradores da fanpage “subiram” outra imagem. Dessa vez, com uma espécie
de placa, semelhante a que vemos nos banheiros públicos, com um boneco do sexo
feminino à frente e dois bonecos do sexo masculino atrás, seguindo a mesma
linha da imagem anterior, com a hashtag: #daumavariada no intervalo.
O resultado
foi uma nova enxurrada de protestos: muitos seguidores da página se disseram
surpresos negativamente e muito indignados com a publicação. Instaurou-se a
polêmica. Mulheres solicitaram um pedido de desculpas da marca, além de se
posicionarem ofendidas com o marketing de cunho pejorativo e machista das
imagens. Mais uma vez, a marca removeu a postagem que gerou tamanha reação
negativa.
Quando se
esperava um pedido de desculpas às consumidoras, eis que veio a publicação
seguinte: “Acreditamos na alegria e busca pela felicidade de todas as pessoas,
mas nem sempre todos concordam com a gente. Tudo bem, o mais importante é
sempre mantermos o bom-humor.”
Os
comentários abaixo foram reações à terceira publicação da marca:
“Bom humor?
Vocês deviam se retratar, isso sim!”
“A emenda
ficou pior que o soneto. Um conselho à H2OH! Brasil: peçam desculpas e retirem
a foto. Só isso! Sem justificativas ou outras babaquices. O respeito ao ser
humano agradece!”
“Não consigo
entender como um publicitário pode ter uma ideia dessas e pior, levar adiante,
sem contar todos os outros profissionais que aprovaram a campanha. Sem palavras
para o tamanho do absurdo”.
Houve comentários ainda mais inflamados, mas os
citados já dão uma ideia da proporção negativa que a postagem gerou.
errar uma vez é admissível, duas...
ResponderExcluirOlá Marco, obrigado pelo comentário. Abraços
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