quinta-feira, 4 de junho de 2015

Conheça as vantagens da água filtrada


Água filtrada x água mineral


Apesar dos grandes debates sobre a quantidade ideal para sua ingestão, os benefícios da água para a saúde são inegáveis. O líquido está presente em 50% a 75% do peso de um adulto e é um dos principais transportadores de nutrientes do nosso corpo, agindo também como suporte para o bom funcionamento intestinal. Mas é preciso ficar atento quando os assuntos são as fontes e o armazenamento deste recurso.

Ao contrário do que se pensa, ingerir água mineral engarrafada não é garantia de consumo de um produto de qualidade. Isso porque, em contato com o calor, os vasilhames em que ela é acondicionada liberam o bisfenol A (BPA) – matéria-prima do policarbonato –, uma substância nociva à saúde. Além disso, o armazenamento inadequado dos galões nas fábricas e nos estabelecimentos comerciais pode também trazer sérios riscos à saúde. Muitas vezes eles podem ficar expostos a sol, fumaça, pesticidas e outros produtos químicos que, no mínimo, afetam o cheiro e o gosto do produto. Outro ponto importante é que o galão deve ser utilizado por até três anos. Caso contrário, o recipiente pode ocasionar danos ao consumidor devido à fragilidade da embalagem.

Outro impacto gerado pelo consumo da água engarrafa é referente ao ciclo de produção da garrafa até seu envase. No caso das embalagens PET, ele se inicia com a extração do petróleo, a fabricação, sua lavagem e o encaminhamento para o envase. É bom lembrar que, caso a garrafa seja reciclada, devem ser considerados também os impactos causados por esse processo. Já as que são destinadas aos aterros, ou até mesmo jogadas na natureza, demoram mais de cem anos para se decompor.

Uma alternativa comprovadamente segura para quem quer ter certeza de que está consumindo água limpa e pura são os purificadores, que a filtram antes do consumo. Pioneiros no mercado brasileiro, os purificadores de água Europa são referência há mais de 30 anos, sendo reconhecidos e certificados com mais de 40 prêmios que atestam sua qualidade.

Todos os modelos Europa têm o SNTA (Sistema Natural de Tratamento de Água), que filtra impurezas sólidas, absorve o cloro, reduz turbidez, substâncias químicas e orgânicas e remove os sabores e odores desagradáveis causados pelo cloro. Além disso, enriquece a água com cálcio e magnésio, combinados ou separados, que são liberados pela dolomita, mineral rico em tais nutrientes.


Para escolher o filtro ou purificador mais indicado, é importante que o consumidor esteja atento àqueles produtos que tenham selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e outras certificações do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário