segunda-feira, 5 de maio de 2014

Refrigerantes e cervejas mais caros


Vai sobrar pro seu bolso!
A nova tabela de tributação sobre bebidas frias  - categoria que inclui refrigerantes, energéticos, isotônicos, refrescos e também cervejas - divulgada pela Receita Federal deverá impactar em 1,3% o preço final dos produtos. Os novos valores passam a vigorar a partir de 1º de junho.
As novas alíquotas foram publicadas na semana que passou no Diário Oficial, em portaria do Ministério da Fazenda.
Segundo a Receita, a nova tributação busca restabelecer o equilíbrio na relação entre tributos cobrados e preços praticados, diante do avanço dos valores cobrados ao consumidor nos últimos anos. Em outras palavras, os fabricantes exageraram...
Em nota, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, disse que esperar que o consumidor não arque com o custo adicional e acrescentou que o impacto na arrecadação será de R$ 1,5 bilhão entre junho e dezembro deste ano.
— O setor poderá absorver isso e pode não haver impacto algum para o consumidor final. É o que esperamos.
No início deste mês, o governo já havia anunciado uma elevação dos impostos sobre bebidas frias, com atualização no redutor que define a tributação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do Pis/Cofins, num movimento para gerar R$ 200 milhões em receita extra.
A despeito do ajuste, a Ambev, maior empresa de bebidas do país, anunciou pouco tempo depois que não aumentaria o preço das suas cervejas até o final da Copa do Mundo, em meados de julho. A companhia não estava imediatamente disponível para comentar o mais recente anúncio da Receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário