quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fabricante afirma que suco de cranberry auxilia na prevenção da gripe H1N1. Será?


Ah é?

De acordo com um relatório publicado recentemente pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 400 casos do vírus H1N1 até o dia 21 de março, dos quais resultaram 71 mortes. Certamente, a vacinação é o melhor método de prevenção, mas será que existem formas alternativas de se livrar da doença?

Um estudo científico realizado em 2005 pelo grupo de pesquisa anglo-holandês ScienceDirect comprovou que o suco de cranberry pode ser um forte aliado no combate ao H1N1. Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv indicaram que o material de alto peso molecular não-dialisável (NDM), componente químico presente no suco de cranberry, é capaz de evitar a aderência do vírus nas células sanguíneas. Segundo o levantamento, 125 microgramas/ml do elemento já são suficientes para inibir o vírus da gripe A e até mesmo da gripe B, o que torna o método ainda mais animador, pois a quantidade apresentada pela fruta é 20 vezes superior a esse número.


No entanto, é preciso atentar para os sucos industrializados que contêm muito pouco da composição original do cranberry. “É fundamental que o consumidor brasileiro se atente para a quantidade de fruta que tem no suco de cranberry, já que a grande maioria deles possui aromas, corantes, acidulantes, espessantes e outros ingredientes químicos. Quanto maior a quantidade de frutas e mais natural for o produto, melhor para o consumo”, afirma Edson Mazeto Junior, fundador e diretor executivo da Juxx, fabricante de bebidas de frutas funcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário