terça-feira, 17 de março de 2015

McDonald’s cede à denúncia de Jamie Oliver


Vai um lodo rosa no sanduba?

Notícia e hambúrguer são duas coisas que devem ser consumidas antes de envelhecer ou esfriar. Informação e sanduíche requentados nem pensar. Por isso mesmo, vamos tomar o cuidado de deixar o assunto que quentinho, mas sem queimar. Há dois anos, o "chef" de cozinha britânico Jamie Oliver descobriu e denunciou que a rede de fast-food McDonald's usava hidróxido de amônio para converter partes gordurosas de carne em recheio para seus produtos – especialmente hambúrguer e nuggets.

Desde 2012 o composto – conhecido como “lodo rosa” não é utilizado na rede dos Estados Unidos e Reino Unido – onde é proibido. Na ocasião, Oliver chegou a perguntar: "Por que qualquer ser humano sensato colocaria carne com amônio na boca de suas crianças?"

Passados dois anos, a novidade é que a rede anunciou que mudará a receita de seus hambúrgueres nos Estados Unidos. Sabe-se que o uso da amônia é amplamente difundido na confecção de alimentos para animais, como cães de estimação.

A pergunta que não quer calar é: será que este produto está presente nos sanduíches que comemos no Brasil?

A resposta é a seguinte: Em nosso país, o McDonalds explica que a empresa é comprometida em “servir alimentos de alta qualidade em todos os mercados onde está presente. Na América Latina, onde opera. Em toda a região, os hambúrgueres são preparados com 100% de carne bovina e toda a produção é fiscalizada pelas autoridades reguladoras de cada país. O aditivo em questão não é utilizado como ingrediente, nem em qualquer processo da cadeia produtiva da marca na América Latina.”


Então tá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário