Alimentos: muito mais que sabor
Nos dias de hoje os desafios tecnológicos enfrentados pelas indústrias de alimentos vão muito além do “apresentar ao consumidor o produto mais saboroso”. É cada vez mais frequente o número de pessoas que se conscientizam sobre a importância de ter uma vida saudável, e consequentemente, de adquirir, comer e beber produtos que proporcionem o equilíbrio da mente e do corpo. Por isso, dentro de um setor altamente regulamentado, as indústrias necessitam inovar.
Para Daniel Feferbaum, sócio-diretor da WNutritional, fabricantes dos sucos Luminus Life, é preciso refletir diariamente para se quebrar paradigmas. “Precisamos desenvolver produtos que sejam competitivos e diferenciados e a inovação é um dos setores que as empresas precisam aprender mais a investir”, conta. Ele cita os exemplos dos sucos detox, que até hoje são muito difundidos, mas que de fato não houve comprovação científica dos seus benefícios.
O segmento dos sucos é um dos que mais vem oferecendo uma gama diferenciada de opções saudáveis, mas ainda é possível observar que alguns oferecem informações inconclusivas. Feferbaum acredita que a grande questão da indústria é oferecer ao mercado consumidor opções de benefícios reais, que sejam duradouros nas gôndolas e não apenas o “mais do mesmo”. Para ele, existem três pilares fundamentais que todas as empresas deveriam seguir: Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Marketing e Trade-Market.
O papel do P&D é fundamental para o desenvolvimento já que busca como resultado um produto de qualidade e diferenciado. Os sucos Luminus Life, por exemplo, foram feitos com todo um escopo e estudo científico para unir os nutrientes que o corpo precisa ingerir no dia a dia e no ano passado ganhou o Prêmio de Produto Funcional Mais Inovador (FI AWARDS). “Os produtos com características funcionais são uma tendência mundial. Aliar benefícios para a saúde com sabor agradável permite fazer com que um produto seja muito mais do que um simples suco”, diz Adalberto Viviani, presidente da Concept, consultoria especializada no segmento de bebidas e alimentação.
A equipe de P&D necessita ser multidisciplinar e formada por nutrólogos, nutricionistas, engenheiros de alimentos, químicos, especialistas de marketing e de vendas, entre outros. É este time que definirá, na análise de Feferbaum, o sucesso do alimento como produto benéfico e sem competidores diretos no mercado. Além disso, o especialista ressalta a importância dos pontos de vendas (trade-market), que deve ser devidamente estudado para se obter os resultados almejados, e por fim o papel do marketing, onde será comunicado e promovido de uma forma que o consumidor possa entender a inovação.
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