terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Mitos e verdades sobre a água




Responda rápido: água com gás engorda?

A água é um dos nutrientes mais importantes para o organismo e corresponde a cerca de 70% do nosso peso corporal. Além de ser fundamental para a hidratação, ela auxilia no transporte de proteínas, vitaminas e minerais, filtra as impurezas e regula a temperatura do corpo.

Aproveitando a chegada do verão, a empresa ouviu a nutricionista e especialista em Nutrição Esportiva Maria Vitória Falcão que destacou alguns mitos e verdades sobre a água. Confira!



Água com gás engorda.

MITO

A água com gás nada mais é do que a água natural com gás carbônico. Ela gera uma sensação de saciedade, diminuindo a fome.



Tomar muita água durante as refeições faz mal.

VERDADE

A ingestão de líquidos durante as refeições atrapalha a digestão e pode provocar uma extensão do abdômen. “A dilatação pode tornar o estômago mais elástico e aos poucos irá fazer com que o consumo de alimentos seja maior, levando ao aumento de peso” comenta a nutricionista.



Tomar água em jejum emagrece.

MITO

Em jejum, ela não exerce nenhum efeito de emagrecimento. O que ocorre é uma distensão abdominal que diminui a sensação de fome. “Gosto de indicar água morna com limão pela manhã, pois auxilia na limpeza do intestino e favorece a boa absorção dos nutrientes que serão ingeridos em seguida, já que o limão é alcalino e ameniza a acidez estomacal”, explica.



Água em excesso é prejudicial à saúde.

VERDADE

Aconselha-se consumir 2 litros de água por dia, pois o excesso pode levar a problemas como a hiponatremia, um desequilíbrio na concentração de sódio. Como consequência, podem surgir dores de cabeça, câimbras e mal estar.



Tomar água gelada emagrece.

MITO

Na teoria, o consumo de água gelada faz com que o organismo gaste mais energia para igualar a temperatura do líquido com a corporal. Nosso corpo trabalha a 36°C e enquanto a temperatura da água está muito abaixo disso, ocorre um gasto calórico, mas é algo muito pequeno, que não deve ser levado em consideração.



Tomar água muito rápido faz mal.

VERDADE

A água deve ser tomada aos poucos, com calma, assim como qualquer outra bebida. Quando ingerimos algum líquido muito depressa, podemos sentir desconforto e náuseas.



A água com gás hidrata menos que a natural.

MITO

As duas têm o mesmo poder de hidratação. A diferença está apenas no gás carbônico.



Tomar água antes de dormir não é aconselhado.

VERDADE

Sabemos que o sono é fundamental para a saúde e qualidade de vida, e o excesso de líquidos no período noturno pode atrapalhar, já que nos faz acordar durante a noite para ir ao banheiro.  



Tomar 2 litros de água de uma vez faz bem.

MITO


Devemos fracionar o consumo de água durante o dia. O corpo deve estar sempre hidratado, pois não possui a capacidade de "armazenar" grandes quantidades de líquido. Beber muita água de uma vez não traz benefício algum, pelo contrário, pode causar desconforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário