terça-feira, 4 de novembro de 2014

O desafio de vender uma novidade contra a ressaca



After Recovery Drink

No início de 2014 foi lançado o primeiro recovery drink do Brasil, bebida antirressaca e digestiva, que auxilia a eliminação de toxinas do organismo e ajuda a combater os sintomas da ressaca e má digestão. Com seu sabor exótico e refrescante, o After Recovery Drink agradou àqueles que o conheceram em eventos, feiras e degustações. Entretanto, encontrá-lo nas prateleiras não vem sendo tarefa fácil.

Novidade no país, o antiressaca já existe lá fora. O americano  "Mercy", por exemplo, não usa cafeína em sua fórmula, mas doses maciças de vitaminas B1, B6, B9, B12, C, potássio, magnésio e também algo que atende pelo nome de amino acetil cisteína. Já o "Security", engarrafado na França, é feito à base de chá preto e extratos naturais.

Como um produto com essa funcionalidade e que tem sido bem recebido no mercado ainda não é encontrado facilmente no ponto de venda? Esse é o grande desafio de empresários que apostam em inovação no varejo brasileiro.

 “A dificuldade acontece porque o processo de inserção de uma nova categoria nos estabelecimentos é um tanto burocrático. O cadastramento de um novo sabor já é um processo demorado e oneroso, imagine então registrar uma categoria ainda não existente no Brasil”, explica Felipe Spett, executivo da empresa.

Spett esclarece que o processo de introdução nos mercados demanda uma aprovação interna para comercializar novos produtos e, no caso das grandes redes, que possuem diversas lojas espalhadas pelo país, esse trâmite é ainda mais demorado por conta das adequações internas que devem ser padronizadas para todas as unidades.

O executivo ressalta ainda que, nos estabelecimentos menores, o After já é vendido desde o seu lançamento. “Pequenos lojistas, armazéns e empórios, normalmente são independentes, o que acaba facilitando o procedimento de licença”, conta.

Apesar desse processo inicial, o After Recovery Drink já pode ser encontrado em algumas redes como Carrefour, Semar, Shibata, lojas AMPM e outros estabelecimentos como a Galeria dos Pães. Além disso, o produto é vendido em canais online como a Americanas.com e o site Bebida Store.

“A questão é que vender uma novidade pode não ser tão simples como parece. São vários os desafios no caminho e, para conquistar e se manter forte em um mercado, tanto os gestores das marcas quanto os proprietários dos estabelecimentos devem estar seguros da qualidade, utilidade e eficácia do produto”, ensina o especialista em vendas Mário Rodrigues, do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

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