After Recovery Drink
No início de 2014 foi lançado o
primeiro recovery drink do Brasil, bebida antirressaca e digestiva, que auxilia
a eliminação de toxinas do organismo e ajuda a combater os sintomas da ressaca
e má digestão. Com seu sabor exótico e
refrescante, o After Recovery Drink agradou àqueles que o conheceram em
eventos, feiras e degustações. Entretanto, encontrá-lo nas prateleiras não vem
sendo tarefa fácil.
Novidade no país, o antiressaca já existe lá fora. O americano "Mercy", por exemplo, não usa cafeína em sua fórmula, mas doses maciças de vitaminas B1, B6,
B9, B12, C, potássio, magnésio e também algo que atende pelo nome de
amino acetil cisteína. Já o "Security", engarrafado na França, é feito à base de chá preto e extratos naturais.
Como um
produto com essa funcionalidade e que tem sido bem recebido no mercado ainda
não é encontrado facilmente no ponto de venda? Esse é o grande desafio de
empresários que apostam em inovação no varejo brasileiro.
“A dificuldade acontece
porque o processo de inserção de uma nova categoria nos estabelecimentos é um
tanto burocrático. O cadastramento de um novo sabor já é um processo demorado e
oneroso, imagine então registrar uma categoria ainda não existente no Brasil”,
explica Felipe Spett, executivo da empresa.
Spett esclarece que o processo de
introdução nos mercados demanda uma aprovação interna para comercializar novos
produtos e, no caso das grandes redes, que possuem diversas lojas espalhadas
pelo país, esse trâmite é ainda mais demorado por conta das adequações internas
que devem ser padronizadas para todas as unidades.
O executivo ressalta ainda que,
nos estabelecimentos menores, o After já é vendido desde o seu lançamento.
“Pequenos lojistas, armazéns e empórios, normalmente são independentes, o que
acaba facilitando o procedimento de licença”, conta.
Apesar desse processo inicial, o
After Recovery Drink já pode ser encontrado em algumas redes como Carrefour,
Semar, Shibata, lojas AMPM e outros estabelecimentos como a Galeria dos Pães.
Além disso, o produto é vendido em canais online como a Americanas.com e o site
Bebida Store.
“A questão é que vender uma
novidade pode não ser tão simples como parece. São vários os desafios no
caminho e, para conquistar e se manter forte em um mercado, tanto os gestores
das marcas quanto os proprietários dos estabelecimentos devem estar seguros da
qualidade, utilidade e eficácia do produto”, ensina o especialista em vendas
Mário Rodrigues, do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário