quarta-feira, 26 de março de 2014

Mineirinho, refrigerante salutar





Mineirinho, um sabor diferente

Não é fácil ser um pequeno no meio de gigantes. O refrigerante Mineirinho sabe disso. A marca, criada há 74 anos resiste graças à afeição do consumidor e à tradição de uma marca genuinamente brasileira.

Nascido na cidade mineira de Ubá, o Mineirinho adotou o estado do Rio de Janeiro para desfrutar de sua senioridade. Surpreendentemente, a marca apareceu na pesquisa “Marcas Cariocas” deste ano – instituída pelo jornal o Globo e o grupo Troiano – ao lado da Coca-Cola, Pepsi e Guaraná Antarctica.

Num mercado tão competitivo quanto selvagem – o país já teve 800 fábricas de refrigerantes mas hoje só tem 200 – as multinacionais tomam conta. O refrigerante não ocupa espaço nobre nas gôndolas dos supermercados. O marketing mix não conta com as facilidades dos quatro “Pês” (preço, praça, promoção e produto): seu custo é maior, não tem distribuição nacional, investe pouquíssimo em publicidade e tem poucas opções de marcas e diferentes formatos para o consumo.

Entre 1946 e 1979, a empresa esteve em Niterói, mais precisamente, no Ponto Cem Réis. A empresa decidiu então instalar sua fábrica de 24 mil metros quadrados no município fluminense de São Gonçalo, onde conta com 300 funcionários.

Sorte do produto é não ter concorrente de sabor direto. Afinal, o Mineirinho é o único feito da erva conhecida como chapéu-de-couro. Enquanto existem refrigerantes com sabores cola, laranja, guaraná, uva e limão de diversas marcas, o Mineirinho é único. O cultivo da planta, próprio, é feito na cidade de Tanguá. A fórmula original do produto permanece inalterada.

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