quarta-feira, 27 de junho de 2018

Duas paixões: o rádio e o refrigerante


A Turbaína de Jundiaí

Não fosse a gentileza do engenheiro paulista Luis Carlos Xavier, o blog não faria essa foto com duas de nossas paixões: o rádio antigo e o refrigerante. A Turbaína é uma marca de refrigerante regional pertencente à Ferráspari, empresa criada no ano 1932 em Jundiaí, interior paulista, com gosto semelhante ao tutti-frutti, muito parecido com o Guaraná, geralmente vendida em garrafas âmbar (a mesma da cerveja tradicional). O detalhe desta lata é que a embalagem não é pintada, mas envelopada.

A empresa Ferráspari começou sua atuação produzindo balas com sabor de Turbaína (caramelo). Com o tempo, como diz a embalagem, “observando os hábitos alimentares das pessoas, o químico italiano Pietro Paccini notou que suas preferências por sobremesas eram por doces e frutas. Como a empresa fabricava doces em geral – inclusive uma bala de tutti-frutti – transformou-a em refrigerante e assim nasceu a Turbaína”.

         Na foto, o químico Paccini (de jaleco branco) e seus funcionários

No Brasil, a fama do nome deve-se ao fato de, nas décadas de 1940 e 1950, os concorrentes pedirem autorização ao proprietário da marca para usarem o sufixo dela em seus produtos. Surgiram assim a Taubaína, a Itubaína, entre outras marcas.

Devido ao custo baixo (cerca de 20% do valor de uma Coca-Cola), as Tubaínas são muito populares no interior de São Paulo. Dentre as mais conhecidas temos: Tubaína Rainha (já extinta), Tubaína Conquista, Tubaína Funada, Tupinambá (extinta), Elite (já extinta), Cristalina, Frutty Bom, Simba, Don, Arco Iris, Estrela, Guarani, Minada, São José, Itubaína (Schincariol), Tubaína Baré, Tubaína Bremer (também extinta) entre muitas outras.

O termo Tubaína (sem o r) passou a designar, de maneira genérica, os refrigerantes mais baratos e populares, mas o refrigerante produzido pela Ferráspari continua sendo Turbaína. Existe também a Turbaína Zero e os sabores limão, abacaxi, laranja, guaraná com pêssego (todos em diversos tamanhos) e o xarope de groselha.

Em tempo:

Para os curiosos, o belíssimo modelo de rádio é um General Electric – fabricado em 1943. O aparelho é valvulado e era considerado portátil – apesar de seus 10,2 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário