sexta-feira, 20 de abril de 2018

Canudos de plástico proibidos no Reino Unido



Foto: Pexels (free stock photos)

Forbidden!

Os canudos de plástico, os mexedores de bebidas e também os cotonetes estão com os dias contados no Reino Unido. A primeira-ministra Theresa May vai pedir a todos os países da Commonwealth que se juntem à luta contra a poluição por plásticos depois que o parlamento decidiu hoje promover uma consulta popular e negociações corporativas ainda este ano para abolir o uso destes itens já a partir de 2019. May descreveu o Reino Unido como um "líder mundial" na questão dos plásticos, acrescentando que o público britânico "demonstrou paixão e energia ao abraçar a nossa carga de sacolas plásticas e a proibição de microesferas". A proposta "totalmente não ambiciosa" é de eliminar todos os resíduos plásticos evitáveis até 2042.

Além de seus esforços domésticos, o governo do Reino Unido está oferecendo £ 61,4 milhões (US $ 87,3 milhões) em financiamento para pesquisa global e melhorias na gestão de resíduos em países em desenvolvimento, disse May. A ideia é que os cientistas dos quatro países que compõem o bloco -  Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales – busquem uma enzima que “coma” a poluição plástica que se alastra pelo planeta.

A primeira-ministra destacou que canudos, cotonetes e mexedores são uma das fontes mais sérias de poluição marinha. Eles são pequenos o suficiente para serem comidos pelos pássaros e pela vida marinha. No total, estima-se que existam 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos do mundo, e que mais de 100.000 mamíferos marinhos morrem por comer ou se enroscarem em resíduos de plástico. As microesferas de plástico já estavam proibidas na ilha britânica. 

O secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, disse que "plásticos de uso único são um flagelo em nossos mares e letais para o nosso precioso ambiente e vida selvagem, por isso é vital agirmos agora". Muitas empresas na Grã-Bretanha já tomaram medidas para reduzir o uso de canudos de plástico em meio à crescente preocupação do público com o impacto dos resíduos plásticos na vida oceânica. De acordo com o governo do Reino Unido, um milhão de aves e mais de 100 mil mamíferos marinhos morrem a cada ano por comer e se emaranhar em resíduos de plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário