quinta-feira, 30 de junho de 2016

Brasil, campeão em reciclagem de lata de alumínio


Recicla Brasil!

Não é somente em assuntos negativos - como a corrupção - que o Brasil surpreende. Gigante pela própria natureza em contradições, o país tem números impressionantes e positivos quando o assunto é reciclagem de resíduos sólidos.

Na reciclagem de latas de alumínio, por exemplo, o Brasil é líder mundial desde 2001. De acordo com o estudo Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgado em junho do ano passado pelo IBGE, o índice atual é de 97,9%. Por outro lado - mantendo seu perfil de contradições - apenas 3% dos resíduos sólidos são reciclados no país – um índice que é menos da metade dos Estados Unidos há 50 anos.

Os recordistas mundiais de reciclagem – Suíça, Áustria, Alemanha e Holanda – já reciclam pelo menos 50% do lixo que geram. Embora o Brasil tenha avançado, o passo tem sido de tartaruga.

São Paulo, a maior e mais rica cidade brasileira, por exemplo, conseguiu mais do que dobrar a reciclagem de lixo entre 2013 e 2016 – saiu de um desprezível 1% para pífios 2,5%. Poderia ser mais. São Paulo tem hoje duas centrais mecanizadas para o processamento dos resíduos, mas às vezes ficam ociosas por causa da baixa adesão da população à separação do lixo doméstico, mesmo com recolhimento feito pela prefeitura.

Mas há cidades que sequer parecem preocupadas com essa questão ambiental. A cidade do Rio, por exemplo, informa que coleta cerca de 10 mil toneladas por dia, mas não tem ideia de quanto é reciclado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário