quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Águas aromatizadas hidratam e refrescam


Cor e sabor para o verão

Águas aromatizadas são ótimas alternativas para hidratar e matar a sede no Verão, e permitem muitas combinações. Utilizando água com gás incrementada com ingredientes especiais, é possível se refrescar e manter a saúde em dia sem deixar de lado o sabor e o prazer de curtir uma boa bebida.

O chef Reinhard Pfeiffer, proprietário do restaurante paranaense Expedito, que ganhou destaque nacional ao se tornar um dos primeiros chefs brasileiros especialistas em gastronomia ovo-lacto-vegetariana, conta que é bem fácil e rápido combinar sabores e preparar águas aromatizadas para o Verão. “O legal é soltar a criatividade e testar. Eu, por exemplo, gosto muito de utilizar rodelas de laranja lima com hortelã e canela em rama, que precisam ser imersas em água com gás, na geladeira, por aproximadamente duas horas para concentrar o sabor. Outros ingredientes que dão um resultado bem legal são alecrim, rodelas de carambola e rodelas de limão siciliano. Para os mais inovadores,  combinar pepino com folhas de menta ou manjericão trará um sabor bem diferenciado para a sua água aromatizada”, detalha.

Pfeiffer ainda recomenda para os dias bem quentes uma água aromatizada com capim limão e rodelas de frutas cítricas. Basta juntar limão siciliano, hortelã e alecrim ou manjericão, macerando levemente os ingredientes. “Para variar um pouco, experimente uma de rosas com pétalas e gotas de água de rosas, encontrada em lojas de produtos árabes. É uma bebida saborosa e muito refrescante”, complementa.

Com criatividade, o simples gesto de hidratar-se com água se torna uma criação prazerosa. “Além de o visual ficar bem diferente, colocando numa jarra de vidro, o abacaxi, a menta e o gengibre sempre dão ótimas combinações entre si, ou para compor com outras misturas. As especiarias são bem-vindas também, como o cravo, a canela em rama, o anis estrelado, que podem ser espetados nas frutas”, finaliza Pfeiffer.

Água de rosas
Rendimento: 1 litro
Tempo de preparo: 10 minutos

1 laranja-baía
15 folhas de hortelã
8 gotas de água de rosas

Corte a laranja em rodelas e coloque-as em uma jarra. Junte a hortelã e macere levemente. Cubra com 1 litro de água filtrada e pingue a água de rosas. Leve à geladeira por 2 horas. Decore com rodelas de laranja desidratadas e pétalas de rosas míni.

Água de tangerina e frutas vermelhas
Rendimento: 2 litros
Tempo de preparo: 10 minutos

2l de água de coco
1 tangerina
18 morangos
20 folhas de manjericão
20 mirtilos
12 framboesas

Descasque a tangerina, separe em gomos e retire a parte branca e as sementes. Coloque em uma jarra e junte metade do morango e o manjericão. Macere levemente cubra com 1 litro de água filtrada ou água de coco. Fatie o restante dos morangos e acrescente à jarra, junto com os mirtilos e as framboesas. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Água de chimarrão com flor de laranjeira
Rendimento: 1 litro
Tempo de preparo: 10 minutos

Cascas de 1 abacaxi orgânico lavado com escova
1 litro de água filtrada
2 colheres (sopa) de erva-mate
2 ramos de capim santo
1 limão-cravo ou 1 limão-siciliano cortado em quartos
5 gotas de água de flor de laranjeira

Coloque as cascas do abacaxi em uma panela e cubra com metade da água. Leve ao fogo alto até ferver. Acrescente a erva-mate, e desligue o fogo. Coe e espere esfriar. Depois, junte o capim santo, macerando levemente, e complete com o restante da água. Adicione o limão e a água de flor de laranjeira. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário