sábado, 11 de janeiro de 2014

Brasileiro bebe mais suco e água // Бразильский напиток больше сока и воды // ब्राजील के पी अधिक रस और पानी // Boisson brésilienne plus de jus et de l'eau


...e menos refrigerante!!!

A inflação influencia o bolso do brasileiro e também o seu estômago. Com menos dinheiro, os fabricantes perceberam a redução no consumo de refrigerantes e cervejas – a tal ponto que prometeram não promover aumentos de preço no verão. Em contrapartida, o consumidor está bebendo mais suco, água e, acredite, vodka.

Em 2013, o mercado de chá pronto para beber aumentou 10,4% enquanto o de água mineral subiu 9,8%. As vendas de refrigerante, no entanto, recuaram 4,3% até agosto – número bem próximo do fechamento anual. No terceiro trimestre do ano, a venda de Coca-Cola caiu 1% - fato raro.

O consumo de água cresceu nos últimos três anos. Entre os alcoólicos, os destilados ganharam mercado: a vodka conquistou 15% a mais do que ano passado. Bebida consumida especialmente em climas frios, a vodka – acreditam os especialistas – vem conquistando o brasileiro que busca bebidas mais sofisticadas.

2 comentários: