sábado, 1 de junho de 2019

"Você vai engolir sua provocação com Coca-Cola" diz Maduro a jornalista durante entrevista

Maduro mas nem tanto...!


Não é somente em letras de músicas da Legião Urbana, dos Beatles ou de Caetano Veloso que a marca Coca-Cola aparece, neste caso em forma de poesia. O nome do refrigerante mais famoso do mundo foi usado esta semana para que o ditador da Venezuela ofendesse uma jornalista que o entrevistava.


A rede de TV americana em espanhol Univision informou na quinta-feira (30) ter conseguido obter cópia da entrevista que o jornalista da emissora Jorge Ramos fez com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - confiscada depois que o chavista se irritou com uma pergunta e interrompeu a conversa em Caracas. 


"Você veio me provocar? Você vai engolir sua provocação. Vai engolir tua provocação com Coca-Cola", disse Maduro a Ramos em um trecho da entrevista que foi ao ar nesta quinta. A íntegra da conversa, que durou 17 minutos, será exibida no domingo, dia 2 de junho. 


Maduro se irritou quando o jornalista lhe entregou uma lista com os nomes de 400 dos 989 presos políticos que as organizações não governamentais contabilizam na Venezuela. 


Depois que a entrevista foi interrompida, o ministro das Comunicações da Venezuela, Jorge Rodríguez, confiscou todos os equipamentos da equipe. O grupo de seis jornalistas da emissora ficou retido no Palácio de Miraflores por cerca de duas horas e meia antes de deixar o país. 


A Univision anunciou que vai veicular a entrevista, realizada no dia 25 de fevereiro, como uma maneira de desafiar a "censura extrema do regime" de Maduro. A emissora explicou que, desde então, vinha tentando recuperar o vídeo. O presidente da Univision, Daniel Coronell, explicou que tentou de tudo, incluindo contato com funcionários de alto escalão do regime e diplomatas de diferentes países, que tentaram ajudar. 


"Foi quando fontes confidenciais ofereceram um plano para recuperar a entrevista. Trabalhamos com eles e colocamos toda nossa energia nesse plano, uma decisão que levou a esse resultado positivo", informou Coronell em entrevista à Forbes. 


Jorge Ramos já teve problema com outro presidente, o americano Donald Trump, que o expulsou de uma entrevista coletiva. Em agosto de 2015, quando ainda era pré-candidato à Casa Branca, Trump se irritou quando o jornalista abordou seu plano para expulsar 11 milhões de imigrantes que vivem ilegalmente nos EUA. Foi quando o republicano sinalizou para um de seus seguranças retirá-lo da sala.


Com a Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário