quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Marketing: Guaraná Fruki e seu “reciclômetro”


A diferença entre o certo e o errado

Diferentemente da marca líder – o Guaraná Antarctica, que adota estratégias de marketing de eficácia discutível – o Fruki Guaraná busca ações mais inteligentes, para a preservação do meio ambiente. A marca, com boa participação no mercado gaúcho, invadiu a praia de Capão da Canoa disposta a contribuir com a limpeza e a preservação. A cada três latas ou garrafas PET de qualquer marca - recolhidas na areia e entregues pelos veranistas - um refrigerante Fruki Guaraná era dado em troca ao consumidor.

Na ação “Reciclômetro”, foram arrecadados no último sábado (09/02), cerca de 12 mil itens, entre latinhas e garrafas PET. Rolou até uma fila! O espaço montado na beira da praia recebeu milhares de pessoas de todas as idades. Entre as outras atrações do local também estavam um espaço instagramável para fotos, desafio do balde de gelo e distribuição de brindes. O material coletado foi destinado à Associação dos Agentes Econômicos Ecológicos de Capão da Canoa.

Difícil esquecer que, na mais recente Copa do Mundo, o guaraná Antarctica suspendeu as exportações do produto aos países adversários da seleção brasileira. Como se fosse razoável uma marca que se propõe mundial abrir mão de mercados na Europa. Agora, em outra ação elaborada para o verão por seu Marketing, a gigante dos refrigerantes exagerou: ela está dando uma lata de guaraná Antarctica – no esquema de troca – ao consumidor que entregar uma lata de qualquer concorrente e não quiser consumi-la. Se isso não for abuso de poder econômico... Uma pergunta: que destinação de descarte a Antarctica vai dar para esse material “imprestável” que vai receber no Shopping Morumbi, em São Paulo, e no Barra Shopping, no Rio de Janeiro?

Aguardamos a informação.

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