terça-feira, 23 de julho de 2013

Água a partir do suor. Será que é salgadinho?



Dessa água não beberei...será?


Você já imaginou beber um copo d’água destilada por uma máquina a partir do conteúdo de roupas encharcadas de suor? Pois é. O futuro chegou. Um equipamento foi desenvolvido especialmente para o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para promover uma campanha de conscientização sobre a falta de água potável, problema que atinge 780 milhões de pessoas em todo o mundo.

A geringonça foi apresentada nesta semana na cidade de Gotemburgo, na Suécia. O equipamento gira e aquece o tecido das roupas para extrair o suor na forma de vapor, que é conduzido a uma membrana que só deixa passar as moléculas de água. Mais de mil pessoas já beberam o “precioso líquido” – aliás, jornalista, jamais use essa expressão, a não ser que seja em seu próprio blog.

A técnica de purificação foi desenvolvida pelo engenheiro Andreas Hammar. Segundo ele, a quantidade de água que o equipamento produz depende do quanto uma pessoa sua, mas uma camiseta suada de uma pessoa produz, em média 10 ml, cerca de um gole de água. O inventor garante que todas as impurezas contidas no suor são neutralizadas, não sendo ingeridas pelo consumidor. Ainda bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário