sábado, 7 de dezembro de 2019

Coca-Cola: campeã mundial de poluição

Esse lixo é seu?

Líder mundial na fabricação, faturamento e distribuição de refrigerantes, a Coca-Cola também coleciona títulos menos respeitáveis. A empresa sediada em Atlanta - com filiais em centenas de países – acaba de conquistar o bicampeonato mundial de maior poluidora por lixo plástico do mundo. 

Segundo estudo da organização internacional Break Free From Plastic em 37 países, uma amostragem de 476.423 resíduos de plástico, recolhidos por 72 mil voluntários, revelou que das mais de 29 mil garrafas PET ou de poliestireno, 43% do material coletado eram originários da gigante do setor de bebidas.

Durante a limpeza de 239 praias, o descarte de lixo plástico revelou as dez empresas que lideram o ranking da sujeira e desrespeito ao meio ambiente. São elas:
1. Coca-Cola
2. PepsiCo
3. Nestlé
4. Danone
5. Mondelez International
6. Procter & Gamble
7. Unilever
8. Perfetti van Melle
9. Mars Incorporated
10. Colgate-Palmolive

Importante destacar que as três maiores poluidoras atuam no setor de refrigerantes, águas, energéticos, isotônicos e chás – segmento de que trata este blog. 

A Cola-Cola também foi a que mais gerou lixo plástico na África e na Europa e a segunda na Ásia e na América do Sul. Nos Estados Unidos, a principal poluidora foi a Nestlé. Os três tipos mais comuns de plástico encontrados na auditoria foram as sacolas plásticas (59 mil), os sachês (53 mil) e as garrafas plásticas (29 mil). Estima-se que os plásticos levam até 450 anos para se decompor nos oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário