terça-feira, 30 de novembro de 2010

Motörhead e Coheed and Cambria confirmados no Rock in Rio

Dia do Metal no Rock in Rio vai pegar fogo


Liderado há 35 anos pelo vocalista e baixista Lemmy Kilmister, o grupo britânico Motörhead tem participação confirmada no Dia do Metal do Rock in Rio. Outra banda que já assinou foram os americanos do Coheed and Cambria, de Nova York. Outro nome que vai subir no palco no dia do rock mais que pesado é James Hetfield - um dos fundadores do Metallica.

A venda de vouchers para garantir ingressos com antecedência parece que deu bom resultado. Em uma semana, foram vendidos cerca de 62 mil Rock in Rio Cards de um lote total de 100 mil. O objetivo é garantir ao comprador que ele poderá ver determinado show sem o risco de lotação esgotada. Os "cards" deverão ser trocados por ingressos a partir de 11 de janeiro.

O Rock in Rio tem entre seus patrocinadores a Coca-Cola. O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e nos dias 1 e 2 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.


Publicitário cria cada coisa...

O site de jornalismo digital http://owni.eu/ fez uma seleção com 48 anúncios impressos antigos que usam e abusam de mensagens preconceituosas que jamais seriam veiculadas nos dias de hoje. São anúncios de cigarros recomendados por médicos, de crianças em publicidades com cenas de nudez, maridos batendo nas esposas ou pisando em suas cabeças, Papai Noel fumando: um verdadeiro circo com cenas explícitas de racismo, sexismo, alcoolismo, tabagismo e todos os “ismos” que você imaginar. No anúncio abaixo, o texto diz que uma mulher é incapaz de abrir uma simples garrafa. E pensar que toda essa publicidade foi exibida e consumida no século 20. Outro dia...

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

No Rio de Janeiro, até refrigerante causa pânico

Clientes e lojistas de shopping levam susto

Era um domingo de noite num shopping da Zona Oeste do Rio. De repente, um estouro e aquela correria. Vai que...nunca se sabe. Vovó fica nervosa, a criança chora e a segurança se movimenta. Seria um ataque? Algumas lojas fecham as portas. A brigada de incêndio chega e acalma os clientes: Um problema na mangueira de gás carbônico da máquina post mix de refrigerante de uma rede de lanchonetes provocou uma explosão e gerou o maior tumulto.

A assessoria de imprensa do Barrashopping informou que - por conta dos últimos acontecimentos na cidade - clientes e lojistas se assustaram e imaginaram que o barulho pudesse ser um tiro ou até mesmo uma bomba.
Mulher é presa por ter nome esquisito
A ida a delegacias é uma rotina na vida da norte-americana Marijuana Pepsi Jackson. Também com um nome desses... Certa vez, ela foi presa porque o policial achou que ela estivesse brincando quando disse o nome ao agente.

O fato é que Marijuana e Pepsi são os dois primeiros nomes desta moça de 38 anos, moradora do estado do Wisconsin. Devido ao nome, ela tem dificuldades para comprar ingressos e até mesmo pizza pelo telefone.

O nome foi escolhido em 1972, quando ela nasceu. Os pais ainda viviam o clima "Paz e Amor", "Pode Crer" de pós-Woodstock e gostavam de fumar maconha.

sábado, 27 de novembro de 2010

"Pagar mico" é isso. Manezão e mulher-canudo...


O primeiro é até interessante. Os outros dois...

No fim de semana, sempre cai bem um cineminha. Vamos começar com a transformação de uma mensagem escrita numa cena muito simpática. Foi a campanha da rede de lanchonetes norte-americana Sonic quando lançou promoções de "combos" por baixo preço.


O "vintage" está na moda. O Blog acompanha a tendência retrô mas não recua no tempo até os anos 20. Os anos 80 são suficientes para mostrar como o mundo mudou. E que tem gente que "paga mico" num simples comercial de TV. Olha que coisa ridícula! Repare na coreografia e na "surpreendente" carona que ele pega no carro que passa na avenida. Deve ter sido a estratégia dele para se livrar de tantas barangas. Sempre com a latinha de Dr. Pepper na mão, nosso herói "Manezão" acaba num caminhão numa estradinha de barro - lotado de gente feliz e breguinha. É a versão americana do nosso "pau de arara". "Mico total". Se você já viu coisa pior, por favor, manda pra cá...

E para encerrar, o filme da "Mulher-Canudo". Foi a campanha de Diet Pepsi One Calorie. A magricela começa sua performance com uma "excitante" piscada de olho. O cara que criou essa peça só podia estar drogado. Na segunda cena, o doidão associa a retirada daquele papel que protege o canudo com a esquálida tirando um roupão. Na terceira cena, o susto aumenta: O canudo "penetra" no copo. Você pensa que a coisa vai partir para algo mais explícito... Ainda bem que não: a moça é de família. Ela apenas "mergulha" na piscina. Depois, ela esvazia um copo do produto e sobe uma escada. Se você entender a mensagem, por favor, conta pra gente...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Com um vice assim não dá pé...

O jeitinho “tendência” de uma autoridade chamada “Pezão”

O chumbo está comendo solto no estado do Rio de Janeiro. Autoridades e policiais se movimentam e as pessoas se assustam com tantos carros e ônibus incendiados. Se queriam instaurar o pânico, amigos, os bandidos conseguiram. Aí surge um vice-governador, chamado Pezão (o cara calça 48) que, em vez de dar uns pontapés na bandidagem, fica só no “sapatinho” ou no “chinelinho”.

Na ponta dos pés - como convém a quem tem um pezão - ele passou uns dias em Londres e trouxe de lá - além de gigantescos sapatos - uma “importantíssima” decisão: para acompanhar a tendência dos estádios europeus, as cadeiras do Maracanã vão ser vermelhas. Ou seja, teremos uma Copa colorida – e se bobearem – cheia de tiros. Gente, Pezão é fashion. Pezão é tudo. Pezão é tendência. Em que planeta esse sujeito vive?

Aí você pergunta: o que isso tem a ver com refrigerante? E eu respondo: Nada! Pezão é uma garrafa PET boiando num rio poluído...

Danny MacAskill está de volta com Red Bull

O ranking semanal Visible Measures, do Advertising Age, revelou que o vídeo da campanha "Way Back Home" com o bike star Danny MacAskill - de equipe Red Bull - teve mais de 1,6 milhão de visualizações ficando em primeiro no ranking. A outra novidade, The Candie's Foundation, ficou na oitava posição com mais de 766 mil views. O ranking ainda conta com vídeos da T-Mobile, Axe, Evian, Microsoft, Blendtec e DC Shoes. Veja abaixo o teaser de "Way Back Home":

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Clima de Natal se manifesta em doações e até em perdão de dívidas

Você já pensou em ser ajudante de Papai Noel?

Uma parceria entre a Coca-Cola e a ONG Visão Mundial vai possibilitar uma corrente solidária para a doação de brinquedos. A ação "Seja um ajudante do Papai Noel" é simples e custa muito pouco. O usuário acessa aqui o site da Coca-Cola e escolhe um entre seis opções de brinquedos educativos. A doação custa R$ 15 e é destinada aos projetos comunitários da Visão Mundial: o Baú de Leitura e o Esporte e Cidadania. A companhia de refrigerantes contribuirá com R$ 1 para cada doação feita aos projetos da ONG.
A campanha terá veiculação na TV e em redes sociais. A iniciativa faz parte da campanha do filme "Snow Globe" – veiculado mundialmente – no qual Papai Noel aproxima as pessoas num passe de mágica.

Refrigerante aproxima credores e inadimplentes

As empresas Vivo, Net, Casas Bahia, Casas Pernambucanas, Credicard e Itaú estão entre as que têm a maior carteira de clientes inadimplentes do país. Pois elas – e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) - tiveram uma ideia para negociar com aqueles que não conseguem manter seus pagamentos em dia. SPC e credores criaram um mutirão bem legal. O “Acertando as Contas” – que vai até o dia 27 deste mês, no centro da capital paulista, atraiu cerca de mil pessoas somente no primeiro dia.

Durante o evento, credores e inadimplentes buscam uma saída negociada que pode chegar a um grande desconto ou a extensão de prazos. Todo esse “conversê” é regado a refrigerante e pipoca de graça pra todo mundo.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Claudia Leitte regrava jingle Pipoca e Guaraná

Quero ver pipoca pular...

A cantora Claudia Leitte vai ressuscitar o jingle "Pipoca e Guaraná" da Antarctica. A peça que fez grande sucesso nos anos 90 vai ilustrar o novo filme do produto na campanha de verão que estreia esta semana. A criação é da DM9DDB. As informações acima você lê em qualquer lugar, mas somente no Blog do Refri você sabe que a campanha foi um dos "cases" mais importantes da publicidade brasileira. A música - responsável por forte recall da campanha - é do trio de produtores Campa, Mineiro e Brunetti - da MCR - e, até hoje, é cantada espontaneamente pelo público consumidor dezenove anos depois de sua veiculação.

A campanha - criada pelo próprio Nizan Guanaes - foi veiculada em 91, e traz a inédita ideia de "harmonização" da bebida com determinados alimentos - primeiro foi a pipoca e depois a pizza - como ocorre com os diversos tipos de vinho e, mais recentemente com as cervejas. O filme da produtora Film - dirigido por Flávia Moraes, com fotografia de Michel Chevalier - foi apontado como um dos “7 Mais” da propaganda brasileira em pesquisa realizada pela revista About do cronista de publicidade Rafael Sampaio.


Coca-Cola faz recall nos Estados Unidos

A Coca-Cola Company anunciou esta semana que fará um recall de 22 mil copos temáticos nos Estados Unidos - colocados no mercado em março - por causa de problemas na qualidade do produto. O copo - que lembra a lata do refrigerante - apresentava excesso de cádmio, produto cancerígeno usado na fabricação de baterias, pilhas e também na produção de tintas vermelhas.
Até o fim de novembro, a empresa informará aos consumidores como deverá ser feita a devolução e o devido reembolso. A companhia pediu desculpas aos consumidores.

Em junho deste ano, pelo mesmo motivo, o McDonald's fez recall de seus copos do personagem Shrek.


Nota: nas duas matérias acima postadas você leu a expressão RECALL com sentidos diferentes. No primeiro caso, a palavra refere-se ao retorno e empatia provocado pela campanha. No segundo caso, trata-se do chamado que a empresa faz ao mercado consumidor para que retorne o produto ao fabricante para ajustes ou a simples troca por defeitos de fabricação.

A concorrência da concorrência e ainda: "meninas superpoderosas" - mas longe de serem Florzinha, Lindinha e Docinho

Mais um capítulo na guerra entre as TVs Globo e Record

Cinco empresas de consultoria vão entrar em concorrência para definir a empresa que deverá auditar uma outra concorrência, a que definirá qual emissora de televisão terá os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. As empresas "brasileiras" são: Accenture, Ernst & Young, Deloitte, KPMG e PricewaterhouseCoopers. É preciso fazer um curso de idiomas para dizer os nomes delas sem errar.

O Clube dos 13 decidiu pela auditagem para dar transparência ao processo que terá cinco lotes em disputa: TV aberta, TV paga, pey per view, internet e telefonia celular. A expectativa do Clube dos 13 é dobrar o valor dos direitos, que hoje rendem R$ 500 milhões por ano - só de TV aberta são R$ 300 milhões. Em acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Globo abriu mão da cláusula de preferência e exclusividade que constava nos contratos até este ano - e que foi considerada ilegal pelo órgão. Um dos patrocinadores do Futebol na TV Globo é a Coca-Cola.


Executiva da PepsiCo é a mais poderosa

O britânico Financial Times publicou esta semana a lista das 50 executivas mais poderosas do mundo em 2010. Como ocorreu em 2009, a indiana Indra Nooyi, de 55 anos, executiva-chefe da PepsiCo, desponta no topo da lista. O jornal revela que Nooyi é uma das líderes corporativas mais expressivas do mundo, tendo passado por empresas como a Johnson & Johnson. A super profissional é risonha e simpática.

Curiosamente, não há na lista nenhuma outra executiva no segmento. Em compensação, a brasileira – e sisuda - Maria das Graças Silva Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras aparece na lista de poder. Ela é, também, nome cotado para cargo de primeiríssimo escalão no novo governo. Pelo jeito, o Governo Dilma vai ser muito "sério"...

A executiva mais poderosa do planeta e a futura integrante do governo Dilma

















segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sorrir é o melhor remédio...










“Agostinho Carrara” vai vender refresco

Em grande forma no programa “A Grande Família”, o ator Pedro Cardoso será o garoto-propaganda da campanha do suco em pó Frisco. Ele vai interpretar diversos personagens – um frentista, uma freira e um professor - no comercial que estreia nesta segunda-feira - também conhecida como HOJE - em São Paulo e algumas praças do Nordeste. Esta é a primeira campanha televisiva da Frisco em doze anos.

O comercial é assinado pela Santa Clara, produtora de cinema e vídeo que leva o nome da padroeira da televisão.


Operação Sorriso Pepsi

Pouca gente sabe que a organização Operação Sorriso é uma instituição sem fins lucrativos que promove cirurgias gratuitas para a correção de lábio leporino e fenda palatar em crianças carentes. Pois a Pepsi acaba de firmar uma parceria muito legal com o pessoal da Operação Sorriso. A iniciativa vai beneficiar a molecada de diversos países da América Latina.

No endereço eletrônico da Pepsi - aqui - haverá uma fotografia da criança-símbolo da entidade em preto e branco, dividida em vários quadradinhos. Cada vez que uma pessoa enviar ou retransmitir uma mensagem de apoio pelo Twitter para a hashtag #os_pepsi, um dos quadradinhos fica colorido. Quando a imagem for totalmente preenchida de cor, a Pepsi patrocinará uma cirurgia. A campanha foi criada pela Rapp Brasil.

Essa informação é verdadeira e não é mais uma das invencionices da internet, ok? Dê uma tuitada e pinte seu quadradinho, valeu?

sábado, 20 de novembro de 2010

Dois filmes de diferentes épocas no fim de semana: No primeiro estão todos vivos. No segundo...sei não...

Skinka e Restart ensinam a driblar o segurança

Até o dia 16 de dezembro, a Skinka, bebida mista do Grupo Schincariol, vai premiar fãs da banda com um par de ingressos e kits personalizados dos integrantes do grupo. O “Desafio Restart” vai utilizar as mídias sociais Facebook, Twitter, Orkut e YouTube.

Os meninos do Restart gravaram um vídeo convidando os fãs para participar do concurso. Os participantes devem responder, em apenas 140 caracteres (pelo Twitter), o que diriam ao segurança do show da banda para que ele os deixasse entrar sem ingresso. Pô, haja criatividade...Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo site da promoção.


Outro filme, este uma relíquia, foi enviado pelo jornalista paulista Alberto Morelli – um grande colega de profissão. Você pode chamar seu pai, sua mãe, ou mesmo seu avô e sua avó – ou aquela tia mais velha (todo mundo tem uma) para ajudar na identificação dos integrantes do elenco deste filme. O Blog do Refri reconheceu apenas o locutor-apresentador: é o já falecido Carlos Henrique que, durante muitos anos, foi o garoto-propaganda da rede de supermercados carioca “Casas Sendas”. É dele o jargão: “Duvidamos que alguém venda mais barato”. Agora, sobre o filme.

Carlos Henrique apresenta os instrumentos usados no “Coco” um ritmo musical nordestino, nascido ali entre Pernambuco e Alagoas. Primeiro aparece o tan-tan, depois o reco-reco, o gonguê, o triângulo e, por último, a viola. Repare nos detalhes como o cenário absolutamente minimalista, o tamanho do estúdio e que os músicos-figurantes fazem “sombra” na parede. Um raro momento de pureza de nosso cinema e da nossa publicidade.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Realidade aumentada com o Restart e uma pergunta: seus pais ou seus amigos já conversaram com você sobre a...cotésia?

Pepsi e Restart em “realidade aumentada”

A Pepsi está investindo numa campanha para se aproximar do público jovem. A ação será publicada na edição de novembro da revista Billboard e envolverá recursos de realidade aumentada: o leitor acessa o hotsite aqui e participa do anúncio.

A campanha é assinada pela AlmapBBDO. Além disso, a revista, que terá em sua capa a banda adolescente brasileira Restart, vai exibir uma lata de Pepsi. Ao final da matéria sobre o grupo, o leitor pode acessar o site da marca e assistir um vídeo com conteúdo exclusivo da banda. Aliás, um aviso para quem gosta do Restart: não perca a postagem de amanhã aqui que terá os quatro garotos em vídeo lançando uma promoção.


Você sabe o que é uma... cotésia?

Eu deveria consultar os oráculos para saber se devo ou não falar sobre a bebida caldo de cana. Em todo o caso, como o assunto é interessante, vamos lá. O Brasil lidera o maior programa de controle biológico do mundo de combate à broca-da-cana, principal praga, responsável, no passado, pela devastação dos canaviais e pelo comprometimento da produção de açúcar. Hoje, o país está equipado com 80 laboratórios que produzem, por ano, um exército de 60 bilhões de uma minúscula vespa asiática chamada cotésia, o único inimigo natural da broca.

Além de não agredir a natureza, o programa proporciona uma economia de custos, uma vez que o uso de agrotóxico se tornou desnecessário. O custo por hectare do controle biológico sai por R$ 45 contra os R$ 148 gastos com agrotóxicos. São necessários 4,8 milhões de cotésias por hectare para assegurar o controle. A vespa vive apenas 72 horas. Sua função é penetrar nos orifícios abertos pela broca no caule da cana e avançar pelas galerias até localizar o inimigo. Aí rola um Ultimate Fighting e a broca perde por nocaute. E, para quem nunca viu uma cotésia...aí está!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sabe quando começa a venda de ingressos para o Rock in Rio 4? Não? AMANHÃ!!!

Na foto: Roberto Frejat, Rogério Flausino, Roberto Medina, Dinho Ouro Preto e George Israel



Rock in Rio: ingressos à venda amanhã por R$ 190

Pode ir quebrando o porquinho e assaltando a poupança. Faltam 309 dias para o início do evento e a organização do Rock in Rio anunciou que o primeiro lote de ingressos vai ser posto à venda a partir do dia 19 – também conhecido como “AMANHÔ. Os ingressos custarão R$ 190 - com direito a meia-entrada para estudantes - e poderão ser adquiridos no site oficial do festival. Cada pessoa poderá comprar no máximo quatro entradas inteiras e uma meia-entrada por dia com um único CPF. No site, já está no ar o teaser: “Neste Natal você vai poder dar o Rock in Rio de Presente”.

Além dos shows, o ingresso - que recebeu o brasileiríssimo nome de "Rock in Rio Card" - uma pré-venda especial e exclusiva que dará acesso a outras atrações do festival, como parque de diversões, aos palcos Eletrônica, Mundo e Sunset, às tendas Rock Street com shows de jazz e Espaço Moda com desfiles.

Como o Blog do Refri informou ontem, estão confirmadas as bandas Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol e Capital Inicial – estas três se apresentam no segundo dia do evento – e ainda o grupo Metallica. A quarta edição Rock in Rio - que tem a Coca-Cola como um de seus patrocinadores - vai acontecer nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.
Fabricantes de bebidas planejam 'garrafaço' em Brasília

Os pequenos fabricantes de refrigerantes, cervejas e águas minerais estão insatisfeitos com uma medida instituída em 2008 pela Receita Federal – aquela instituição que andou permitindo o vazamento de informações sigilosas dos contribuintes – que prevê a cobrança de R$ 0,03 por unidade embalada pelo setor. Para chamar a atenção para o problema, eles podem fazer um “garrafaço” em Brasília ainda este mês. A informação é da Agência Estado.

Durante assembleia em Brasília, com a participação de cerca de 200 fabricantes, ficou decidido que o setor tentaria demonstrar ao ministro da Fazenda, o italiano Guido Mantega, que a cobrança generalizada a todos os produtores, independente do porte da empresa, é anticoncorrencial. Um grupo de representantes dos produtores ficará em Brasília para tentar um horário na agenda do ministro nos próximos 10 dias. Caso a conversa não dê frutos, os fabricantes farão a manifestação. De acordo com o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afebras), Fernando Rodrigues de Bairros, o segmento conta com 238 fábricas de pequeno e médio portes no país. Em 2000, segundo Bairros, eram 850.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rock in Rio confirma participação dos americanos Metallica e Red Hot Chili Peppers e dos britânicos do Snow Patrol

Metallica e Red Hot no Rock in Rio

Agora é oficial. O grupo Metallica foi a primeira atração internacional confirmada para a quarta edição do Rock in Rio no Rio de Janeiro. Além disso, o baterista Lars Ulrich, revelou que a banda lançará novo disco em 2011 e tem planos de entrar em estúdio para gravar seu primeiro trabalho desde Death Magnetic, de 2008. A participação no festival está confirmada no site deles. O retorno ao estúdio do grupo – que não compõe nada desde 2007 - deve ser em março ou abril. Além do baterista, banda norte-americana é integrada também por James Hetfield, Kirk Hammett e Robert Trujillo.
O Metallica viveu uma tragédia que também atingiu diversas bandas de rock – perdendo um de seus integrantes. Em 1986, o baixista Cliff Burton morreu quando o ônibus da turnê da banda – no percurso entre Estocolmo e Copenhague – tombou numa rodovia congelada. O Metallica tem 22 videoclips, nove álbuns de estúdio, dois ao vivo e uma coletânea.

A organização do Rock in Rio confirmou ainda as participações da banda californiana Red Hot Chili Peppers, dos britânicos do Snow Patrol e dos brasileiros do Capital Inicial. Os três grupos vão se apresentar na segunda noite do evento.
O Rock in Rio já tem cinco patrocinadores: Claro, Coca-Cola, Heineken, Trident e Volkswagen. O Rock in Rio teve nove edições: três no Rio de Janeiro (1985, 1991, 2001), quatro em Portugal e duas na Espanha. Após dez anos, o festival volta a ser promovido no Brasil.


Kero Coco lança aplicativo para calcular hidratação

Um aplicativo digital que pode ser baixado neste site foi criado pela Kero Coco para ajudar o usuário a calcular a necessidade diária de hidratação para manter o corpo saudável e equilibrado. A ferramenta A Hora do Gole tem um cronômetro que calcula ainda o tempo para o próximo gole da bebida.

Durante a instalação do aplicativo, o usuário insere dados pessoais que vão ajudar a calculadora a fazer contas e gerar gráficos sobre consumo e carências de hidratação. A ferramenta é baixada livremente e traz ainda dicas de saúde. O Kero Coco é um produto da PepsiCo.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Antarctica "ataca" Reality Shows. Brinquedos feitos de latinhas e Ferrari com energético










Guaraná fica a cara de reality shows / Brinquedos artesanais feitos de lata de refrigerante


Guaraná Antarctica em todos os reality shows

A visibilidade dada aos produtos pelos reality shows é exatamente o que o Guaraná Antarctica persegue. Tanto é que o produto resolveu entrar em todas as casas, ônibus e fazendas possíveis. A despeito da concorrência das emissoras, o produto - que participou do programa Busão do Brasil, na Band - já entrou na terceira edição - que está no ar e sem data para terminar - de A Fazenda, da Record, e também na próxima edição do Big Brother Brasil, da Globo.

A emissora do Jardim Botânico - que monta o estúdio-casa no Projac - confirmou que os patrocinadores da edição de 2010 do BBB (Ambev, Fiat, Johnson & Johnson, Niely e Unilever) confirmaram participação no programa que estreia no dia 11 de janeiro.


Brinquedos de latas de refri... em shopping da ZS

Um passeio no shopping da Gávea não é completo sem uma entradinha na loja de brinquedos artesanais “Enfim Enfant”. No fim de semana, o editor do blog foi até lá. No passado, levava ali a filha, hoje com 18. Agora é a vez da caçula, de sete. Além de caixas de música francesas à manivela e brinquedos de madeira, a lojinha exibe aviões feitos de lata de refrigerante. Impossível não fotografar.


Pakera de Ferrari...

Quem nunca viu uma Ferrari de perto deve dar uma acelerada até o Carrefour da Barra da Tijuca - na zona oeste do Rio. A máquina foi personalizada para a ação "Ative sua energia" que promove o lançamento do energético Turn On, do grupo Pakera. Até o dia 25 de novembro, haverá ali a degustação do novo produto. A expectativa da distribuidora é vender oito mil caixas do energético por mês, somente no Rio de Janeiro.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fernando Pessoa na Coca-Cola e Beckham no Guaraná Antarctica














Fernando Pessoa fez o primeiro slogan de Coca-Cola

Pouca gente conhece, mas a revista Língua está entre os melhores produtos do mercado editorial brasileiro. Com matérias sempre interessantes, a edição de outubro revelou que o escritor e poeta Fernando Pessoa escreveu o primeiro slogan do produto em português. Explica-se: em 1928, ele era “copywriter” – o que hoje chamamos de redator - da agência portuguesa de publicidade HORA. A frase “Primeiro estranha-se, depois entranha-se” do anúncio “A tal...em Portugal” vendeu como água – ou melhor, como Coca-Cola. Mas aí aconteceu o inusitado. Segundo a revista, “a Direcção de Saúde entendeu que o slogan reconhecia a toxicidade da bebida” e sua ligação com a cocaína. O produto foi proibido. Essa pauta foi sugerida pela advogada e amiga Shirley Ramos.

Já o poeta Décio Pignatari publicou no suplemento dominical do Jornal do Brasil, em 1957, um poema croncretista usando as palavras: “beba coca cola babe cola beba coca babe cola caco caco cola cloaca”. Imagine o impacto disso há 53 anos...

Vá à banca de jornal mais próxima e peça a sua “Língua”, mas cuidado com a resposta do jornaleiro...


Guaraná Antarctica conquista David Beckham

O refrigerante é uma paixão do jogador de futebol inglês David Beckham. Ele chegou a postar no perfil do facebook um comentário no qual pedia ajuda para encontrar o refrigerante nos Estados Unidos, onde joga atualmente. As respostas vieram imediatamente. Milhares de usuários da rede social atenderam ao pedido do craque. Beckham agradeceu por todas as sugestões. Não acredita que ele gosta do produtos? Olha o que ele carrega na sacola na foto ao lado.

sábado, 13 de novembro de 2010

Filme de Coca-Cola dá o clima do sábado. Assista a "library": "The Koop is on the table"

Grupo sueco de jazz dá o "tom" a comercial

Não perca a postagem de segunda-feira: Fernando Pessoa e David Beckham juntos!

É certo que ninguém pensa que pode rolar um clima numa biblioteca. Afinal, não existe lugar que inspire menos para “chegar” em alguém do que um ambiente silencioso e cheio de livros, certo? Errado. Nesse filme da Coca-Cola rola a maior sinergia (vamos dizer assim) – e a maior viagem também. O casal acaba se entendendo. Também não é para menos. O filme tem como trilha sonora a música “Strangelove” da banda sueca Koop – estranha e sensual ao mesmo tempo. O grupo de acid jazz eletrônico usa e abusa de “samples” e já faturou o Grammy.

No sábado, o blog sempre exibe um filme interessante. E este não fica atrás. Em “Library”, o casal se comunica desenhando nos braços e, aos poucos, pessoas e objetos ganham vida. É um delírio só. Confira:

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Japoneses de olhos abertos e mais...Andy Warhol equiparado a Picasso graças à Coca-Cola













Japoneses estão de olhos abertos

Os grupos Suntory Holdings Ltd e Asahi Breweries Ltd estão de olhos bem abertos na divisão de água engarrafada da Groupe Danone S.A. – que detém as marcas Evian, Bonafont e Volvic. A venda, estimada entre US$ 5 bi e US$ 7 bi seria interessante para a Danone investir em divisões de rápido crescimento – e sua especialidade – como a de nutrição infantil. Por outro lado, a Danone resiste em abrir mão do segmento de águas que, literalmente, engasgou durante a crise econômica mundial. E mais, do jeito que os japoneses vão com sede ao pote, a empresa francesa acha que o preço está – digamos – uma barbada, o que pode levar a venda por água abaixo...


“Coca-Cola” de Andy Warhol leiloada por US$ 35 milhões

O status do artista contemporâneo Andy Warhol cresceu muito depois do recorde estabelecido na terça-feira (9 de novembro) num leilão da Sotheby’s, em Nova York. A obra “Coca-Cola 4” foi vendida pela bagatela de US$ 35,36 milhões – o equivalente a R$ 60,52 milhões no câmbio de ontem. Os mais otimistas achavam que o preço máximo da tela chegaria a US$ 25 milhões. O preço pago pela pintura colocou o artista no mesmo grau de importância de Picasso e Matisse – fato que demonstra o crescente interesse dos colecionadores pelos trabalhos do pós-guerra.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CQC, refrigerante e sabão em pó...

CQC na rede...

Patrocinadora de alguns quadros do programa CQC - de humor e jornalismo da TV Band – a Pepsi banca também a versão do programa na internet. O “CQC 3.0” começa imediatamente depois do programa na TV e tem os mesmos apresentadores: Marcelo Tas, Rafinha Bastos e Marco Luque. Na estreia, o CQC 3.0 recebeu mais de 2,5 milhões de page views.



Refrigerante e sabão em pó no “Folha Top of Mind”

O levantamento anual feito pelo Instituto de Pesquisa Datafolha para o jornal Folha de São Paulo premiou as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros em 52 categorias. Em sua vigésima edição, as seis marcas “top” mais lembradas foram: Coca-Cola, Hellmann’s, Kibon, Omo, Philips e Volswagen.

Em relação a 2009, as marcas que mais avançaram na memória dos consumidores em 2010 foram Banco do Brasil e Colgate. O shampoo Seda ficou com o Top feminino. Entre os consumidores de maior poder aquisitivo, a marca mais lembrada foi Brastemp, enquanto na categoria meio ambiente, faturaram o prêmio a Natura e a Ypê. O Top Of Mind ouve cinco mil entrevistados, de diferentes idades e grupos sociais.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Snoop Dogg garoto-propaganda da Pepsi

Veja Snoop Dogg no comercial de Pepsi Max

O rapper Snoop Dogg - que já gravou comercial para a Adidas - é o astro do novo filme de Pepsi Max em sua eterna disputa com a Coca Zero. Os motoristas das duas empresas – que já protagonizaram filmes anteriores – disputam para montar os melhores displays nos supermercados. Mais uma vez, o filme tem muito humor (e alguns exageros).

Se você observar bem, vai reparar que, pelo menos nos primeiros oito segundos do filme, a marca Coca-Cola aparece muito mais que o anunciante que – efetivamente – pagou pela exibição do comercial. Desta vez, a ficha técnica não revela o nome do diretor do filme, embora tenha sido Joe Pytka quem dirigiu os anteriores. Repare também, ao final do filme, como o Snoop Dogg é alto.

O filme foi criado pela agência TBWA/Chiat/Day de Los Angeles. Os publicitários chamam esse tipo de campanha de “Marketing agressivo”. Mas o que é mais agressivo que um presidente da República ir à televisão dizer que o Enem foi um sucesso total?

terça-feira, 9 de novembro de 2010

GP Brasil de F-1 na TV deu marcha à ré...Já é Natal: veja o novo filme da Coca-Cola

Audiência da Fórmula 1 está perdendo o gás

Os números de audiência do grande prêmio Brasil no último domingo estiveram mais para um fusca velho do que para um Fórmula 1. Segundo o Ibope - instituto de pesquisas que previu a vitória de Dilma Rousseff logo no primeiro turno - a audiência da TV Globo durante a prova caiu pelo terceiro ano consecutivo. Na Grande São Paulo, foram 18 pontos de audiência. No ano passado, a Fórmula 1 já não acelerava tanto - 26 pontos - em relação a 2008, quando a audiência foi de 33 pontos. Na Grande São Paulo, cada ponto de audiência equivale, aproximadamente, a um público de 100 mil pessoas.

É sabido que o desempenho de audiência está diretamente relacionado à performance dos pilotos brasileiros nas pistas. Rubens Barrichelo foi o mais bem colocado - na décima quarta posição - uma a frente de Felipe Massa. Bruno Senna foi o vigésimo primeiro e Lucas de Grassi abandonou a prova.

Esse refrigerante é do Peru...


Falamos ontem aqui sobre a Kola Real – uma marca peruana – que estava avançando no segmento “cola” no México. Pois o fabricante - a holding Ajegroup que administra as indústrias Ananos - resolveu investir R$ 15 milhões no lançamento de um de seus produtos, a Big Cola, aqui no Brasil. A concorrência para administrar a nova conta foi ganha pela agência Artplan. A informação é da MMOnline.


Já é Natal...

A Coca-Cola está lançando sua campanha global de Natal em 90 países. O comercial “Snow Globe” mostra o bom velhinho brincando com um globo de vidro com aquela “neve” lá dentro. O filme já está sendo exibido nas emissoras filipinas e chega aos Estados Unidos no dia 21. Veja antes de passar na TV. Clique aí:

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

“Perereca” assusta Coca-Cola!

Um surpreendente "case" de marketing

O editor do blog “Going Global”, John Yunker, escreveu esta frase sugestiva: “Quem pensa que a Globalização é um jogo no qual os americanos sempre saem vencedores não conhece o refrigerante Kola Real”. Pois esse produto das Indústrias Ananos, do Peru, é um “case” de marketing para comprovar que a globalização também faz gol contra. No rádio, quando se faz referência a uma emissora pequena e sem recursos a chamamos de “perereca”. Pois a “perereca” dos refrigerantes resolveu mexer logo com a Coca-Cola – acredite - na área de fronteira do México com o sul dos Estados Unidos, e foi parar nas páginas do Wall Street Journal.

A perereca peruana já abocanhou 4% do mercado cola mexicano – e tem gente que garante que isso é apenas o começo. A estratégia foi oferecer um produto bem mais barato. Além do México, a empresa exporta a Kola Real para Equador, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, República Dominicana e Venezuela. Em casa, a Kola Real tem 17% do mercado, atrás da Coca-Cola (26%) e da líder Inca Kola (31%). Na cor amarelo-ouro, a Inca Kola, por sua vez, é feita de uma planta chamada lúcia-lima. A marca – que já foi 100% peruana – tem hoje 49% de suas ações nas mãos da Coca-Cola.

Comentário - Inca Kola é uma delícia! Para beber você tem duas opções: Ou manda seu cunhado para o Peru ou vai ao bar Tubaína, em São Paulo. No meu caso, o filho da sogra viajou. Em tempo: essa pauta foi sugerida pelo amigo Marco Amaral.

sábado, 6 de novembro de 2010

"Roqueira" Ivete Sangalo confirmada na quarta edição do Rock in Rio

Faltam 320 dias para o início do festival

Marcelo D2, Capital Inicial, Blitz, Jota Quest, Pitty, Ivete Sangalo (!), Sandra de Sá e Detonautas são os artistas brasileiros já confirmados entre as atrações da quarta edição brasileira do Rock in Rio. Os nomes foram revelados pela vice-presidente do evento, Roberta Medina. O festival vai acontecer na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro de 2011.

Ainda não foram confirmados os artistas internacionais. Por enquanto, somente especulações sobre nomes de bandas como Radiohead e Guns ‘n Roses – esta última que já havia participado da terceira edição. Espera-se um público de 600 mil pessoas.

Os patrocinadores do Rock in Rio 2011 serão Claro, Coca-Cola, Heineken, Trident e Volkswagen. O site do evento tem uma contagem regressiva. Neste sábado faltam 320 dias para o início do festival. E, como sábado é dia de cinema no Blog do Refri, assista agora ao comercial que divulgou o Rock in in Rio, em Madri, este ano:

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Rock in Rio 2011 já fatura alto

Aumenta que isso aí é Rock 'n Roll

A Artplan anunciou nesta quinta-feira (4 de outubro) a lista de patrocinadores da quarta edição brasileira do Rock in Rio. O evento, em setembro de 2011, contará com as marcas da Claro, Coca-Cola, Heineken, Trident e Volkswagen. Cada cotista vai pagar cerca de R$ 7 milhões. Resta ainda a cota máster – que custa a bagatela de R$ 17 milhões. O evento custará US$ 34.090 milhões – o equivalente a R$ 57.792 milhões na cotação de ontem. A expectativa dos organizadores é de um lucro em torno de 7% do valor investido a exemplo do que ocorreu nas últimas edições no exterior.

Para quem se lembra das expressões “Eu vou” e “Eu fui”, o empresário Roberto Medina – pai do Rock in Rio – anunciou a criação do conceito “Eu voltei” que será o tema para promover o evento que acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro. Para encher o espaço de 150 mil metros quadrados da Cidade do Rock, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, haverá mais de 100 atrações musicais. Esta será a décima edição do evento. A Artplan já promoveu quatro festivais em Portugal e outros dois na Espanha.



Gostar de energético e café é uma coisa, agora...

Tem maluco pra tudo neste mundo. A revista Time noticiou que um inglês de 23 anos morreu por ingestão excessiva de pó de cafeína adquirido na internet. Michael Lee Bedford ingeriu o pó às colheradas durante uma festa. Segundo o laudo médico, havia em seu organismo o equivalente a 70 latas de energético. O especialista Eric Braverman revela que uma dose letal da substância equivale a 100 xícaras de café – se fossem consumidas em curtíssimo espaço de tempo.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Brasileirão 2012 já começou. Não acredita?

Bem amigos da Rede Record...

Tem concorrente que não se pode convidar para sentar na mesma mesa. Assim é com a Apple e a Microsoft, Grêmio e Internacional, Mantega e Meirelles, Pepsi e Coca, Atlético e Cruzeiro, Roberto Jefferson e Zé Dirceu, Staedtler e Faber Castell, Honda e Hyundai, Bernardinho e Zé Roberto, Bahia e Vitória, Época e Veja. Nossa! A lista de inimigos é grande.

Pois a Record está fazendo de tudo para tomar da Globo os direitos de transmissão do Brasileirão 2012. Os custos da operação envolvem um caminhão de dinheiro que pode chegar a R$ 500 milhões por ano – a Globo paga ao Clube dos 13 cerca de R$ 300 milhões. Outro passo importante da emissora do bispo foi conseguir no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) o fim do direito da emissora do Jardim Botânico de adquirir – com prioridade - os direitos de transmissão do campeonato.


A galera da Pepsi "junta" a Coca / A forra da Coca na Pepsi / O olhar amigo de Meirelles para Mantega


Mas não para por aí. A Record promete ainda não desfocar nem colocar efeitos que prejudiquem a visualização das marcas dos patrocinadores de clubes e atletas – como faz a Globo – em painéis, camisas e bonés. A menção aos nomes dos patrocinadores dos times também está sendo estudada. É coisa para virar a mesa! E já que loucura pouca é bobagem, a Record quer alterar os horários das partidas, uma vez que a Globo exibe alguns jogos tarde da noite para não atrapalhar sua grade de programação de novelas e BBB’s da vida. Como se sabe, o Futebol na Globo tem a Coca-Cola como um dos seis patrocinadores para a temporada 2011.

Como não quer largar o osso – que está mais para picanha maturada - a Globo aposta no adiantamento das receitas para convencer os cartolas. Afinal, cartola adora uma receita adiantada. Especula-se que até mesmo o SBT do “Alô Silvio” quer entrar na jogada. Mas isso deve ser “bola fora”. De qualquer forma, vai aqui a homenagem a esta fera da TV:

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Atores e craques começaram na publicidade


Famosos ou desconhecidos: publicidade é o caminho


Não foram poucos os atores que começaram atuando em comerciais de TV. Assim foi com Regina Duarte, Claudio Marzo, Rogério Cardoso, Fábio Junior e muitos outros. No sentido inverso, astros e estrelas gravaram comerciais. Assim foi com Grande Otelo "morou?", os casais Tarcísio Meira e Glória Menezes, Paulo Goulart e Nicette Bruno e, mais recentes, Tony Belotto e Malu Mader. Mãe e filha, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres gravaram comercial de um sabão para lavar roupas. Carolina Dickman e Gisele Bundchen também. Jogadores como Pelé, Nilton Santos, Zico, Maradona e Ronaldo. Também Neymar, Robinho e Ganso fizeram das suas ao som de Beyoncé.
Aliás, o Ganso é convidado para uma pelada neste primeiro comercial que você vai ver. Mas o personagem principal da postagem de hoje é o ator gaúcho Gutto Szuster. Ele é a bola da vez da televisão brasileira: está em praticamente todos os breaks comerciais. Neste filme de Pepsi, ele está numa festa e perguntam pra ele se podem apresentar uma amiga. E ele responde: "Pode ser". Resultado: vem na direção dele uma morenaça...e em câmera lenta. A criação é da agência AlmapBBDO. Mais abaixo, confira os outros filmes.


Neste outro comercial, na linha do tempo, o personagem vai mudando de ideia a cada fase da vida. Primeiro detesta patins, depois aparece patinando. E - como todo mundo já disse um dia - jura que nunca vai se casar. Adivinha o que acontece? Acaba casadíssimo e dirigindo um Clio 2011.


Aqui, o ator também vive uma passagem de tempo. Desde criança, o personagem Tavinho é desconfiado e só fica tranquilo quando manda um Sedex pelos Correios. Logo os Correios -alvo de grande crise durante o final do Governo Lula...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Papo natureza, mudinha de árvore, reciclagem...



Guaraná Antarctica planta 640 mudas de árvores


Sorocaba foi a cidade escolhida pelo Guaraná Antarctica, da Ambev, para sediar a plantação de 640 mudas de árvores em uma área de cinco mil metros quadrados. A iniciativa visa neutralizar as 103,78 toneladas de CO2 geradas pelo programa Busão do Brasil, apoiado pela marca. Ações deste tipo estão previstas em programas de neutralização de carbono socialmente responsável. Especialistas, no entanto, consideram que a iniciativa resolve apenas parte do problema e alertam que a medida deveria ser sempre preventiva – antes do consumo de carbono - e não corretiva.


De todo modo, embora uma única ação de responsabilidade ambiental não torne nenhuma empresa “verde”, é melhor tomar essa iniciativa do que não fazer absolutamente nada. Aliás, o produto estreia novo comercial de 30 segundos com o tema “Energia que contagia”. A criação do filme é da DM9DDB e a trilha é interpretada pelo compositor e cantos Marcelo Quintanilha.



Brasil é mais que hexa: é eneacampeão na reciclagem...


O Brasil atingiu o maior nível de reciclagem de latas da história, chegando a 98% do que foi consumido no ano passado. Essa saiu na coluna do Guilherme Barros, do IG. O país é líder mundial deste ranking há nove anos. Em 2008, o índice foi menor, 91,8%, porque muitos catadores esperaram a alta do preço do metal para vender as latas recolhidas – o que explica a alta substancial no ano passado.


Os dados fazem parte do estudo divulgado esta semana pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas). O Japão ficou em segundo lugar, com índice de reciclagem de 93,4% enquanto “nuestros hermanos” argentinos ocupam o terceiro lugar, com 92%.


As vendas de latas de alumínio no Brasil deverão encerrar o período em alta de 20% na comparação com 2009. Para 2011, o setor estima um volume de 25,5 bilhões de latas, 50% maior do que no ano passado.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Primeiro, as revelações sobre Papai Noel e coelhinho da Páscoa. Agora a Pringles...Meu coração não aguenta!



Ao vencedor as batatas...ou não?

A notícia que você vai ler agora quebra vários paradigmas. Sabe aquelas batatas Pringles? Pois é, você vai ficar chocado. Não sei nem como contar pra você...Bem, vou direto ao assunto: elas não são batatas. Pronto! Falei. Sei que você está em estado de choque. Sei também que as revelações sobre o Papai Noel e o coelhinho da Páscoa deixaram marcas profundas na sua personalidade. Mas é isso, e vamos tocando a vida. A conclusão de que a batata não é batata foi da Alta Corte Britânica que – depois de anos de pendenga (e a gente reclama do STF) - determinou que o produto é, na verdade, um aperitivo artificial que contém, naquela embalagem tubular, menos de 50% daquilo que se esperava: ou seja, batata.

E você acha que o pessoal da Pringles ficou chateado com essa decisão? Muito pelo contrário! Como não é batata, o produto ficará isento do imposto que pagava até hoje por ser exatamente o que não é: ou seja, batata. Com isso, o conglomerado Procter & Gamble vai economizar uns caraminguás pelo não pagamento do imposto de valor agregado - cobrado aos fabricantes de produtos a base do tubérculo: ou seja, batata.

A decisão da Justiça do Reino Unido considera que "Pringles está mais para um bolo ou um biscoito, porque é fabricada a partir de massa de pão". Pãozinho bem caro, diga-se de passagem! Considerando que Pringles tem apenas 42% de batata, o que você acha que eles colocam para completar os outros 58% do produto? Mande um comentário e nos ajude a solucionar o mistério da batata que não é batata. Mas, afinal, o que isso tem a ver com refrigerante? Não sei, mas deu uma sede... E, considerando que não é mais batata não seria o caso de mudar a rotulagem explicando exatamente o que é? Tipo: massaroca de farinha, isopor à base de batata...
Parece brincadeira, mas a Anvisa e o Conar deram uma prensa na PepsiCo quando o fabricante tentou emplacar aqui o H2OH como água. Acabou tendo que assumir o lado "refrigerante" do produto

Aí, Pringles, tua batata tá assando...