
Publicitário cria cada coisa...

O "vintage" está na moda. O Blog acompanha a tendência retrô mas não recua no tempo até os anos 20. Os anos 80 são suficientes para mostrar como o mundo mudou. E que tem gente que "paga mico" num simples comercial de TV. Olha que coisa ridícula! Repare na coreografia e na "surpreendente" carona que ele pega no carro que passa na avenida. Deve ter sido a estratégia dele para se livrar de tantas barangas. Sempre com a latinha de Dr. Pepper na mão, nosso herói "Manezão" acaba num caminhão numa estradinha de barro - lotado de gente feliz e breguinha. É a versão americana do nosso "pau de arara". "Mico total". Se você já viu coisa pior, por favor, manda pra cá...
E para encerrar, o filme da "Mulher-Canudo". Foi a campanha de Diet Pepsi One Calorie. A magricela começa sua performance com uma "excitante" piscada de olho. O cara que criou essa peça só podia estar drogado. Na segunda cena, o doidão associa a retirada daquele papel que protege o canudo com a esquálida tirando um roupão. Na terceira cena, o susto aumenta: O canudo "penetra" no copo. Você pensa que a coisa vai partir para algo mais explícito... Ainda bem que não: a moça é de família. Ela apenas "mergulha" na piscina. Depois, ela esvazia um copo do produto e sobe uma escada. Se você entender a mensagem, por favor, conta pra gente...
A campanha - criada pelo próprio Nizan Guanaes - foi veiculada em 91, e traz a inédita ideia de "harmonização" da bebida com determinados alimentos - primeiro foi a pipoca e depois a pizza - como ocorre com os diversos tipos de vinho e, mais recentemente com as cervejas. O filme da produtora Film - dirigido por Flávia Moraes, com fotografia de Michel Chevalier - foi apontado como um dos “7 Mais” da propaganda brasileira em pesquisa realizada pela revista About do cronista de publicidade Rafael Sampaio.
Coca-Cola faz recall nos Estados Unidos
A Coca-Cola Company anunciou esta semana que fará um recall de 22 mil copos temáticos nos Estados Unidos - colocados no mercado em março - por causa de problemas na qualidade do produto. O copo - que lembra a lata do refrigerante - apresentava excesso de cádmio, produto cancerígeno usado na fabricação de baterias, pilhas e também na produção de tintas vermelhas.
Até o fim de novembro, a empresa informará aos consumidores como deverá ser feita a devolução e o devido reembolso. A companhia pediu desculpas aos consumidores.
Em junho deste ano, pelo mesmo motivo, o McDonald's fez recall de seus copos do personagem Shrek.
Nota: nas duas matérias acima postadas você leu a expressão RECALL com sentidos diferentes. No primeiro caso, a palavra refere-se ao retorno e empatia provocado pela campanha. No segundo caso, trata-se do chamado que a empresa faz ao mercado consumidor para que retorne o produto ao fabricante para ajustes ou a simples troca por defeitos de fabricação.
Marcelo D2, Capital Inicial, Blitz, Jota Quest, Pitty, Ivete Sangalo (!), Sandra de Sá e Detonautas são os artistas brasileiros já confirmados entre as atrações da quarta edição brasileira do Rock in Rio. Os nomes foram revelados pela vice-presidente do evento, Roberta Medina. O festival vai acontecer na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro de 2011.
Ainda não foram confirmados os artistas internacionais. Por enquanto, somente especulações sobre nomes de bandas como Radiohead e Guns ‘n Roses – esta última que já havia participado da terceira edição. Espera-se um público de 600 mil pessoas.
Os patrocinadores do Rock in Rio 2011 serão Claro, Coca-Cola, Heineken, Trident e Volkswagen. O site do evento tem uma contagem regressiva. Neste sábado faltam 320 dias para o início do festival. E, como sábado é dia de cinema no Blog do Refri, assista agora ao comercial que divulgou o Rock in in Rio, em Madri, este ano:
Tem concorrente que não se pode convidar para sentar na mesma mesa. Assim é com a Apple e a Microsoft, Grêmio e Internacional, Mantega e Meirelles, Pepsi e Coca, Atlético e Cruzeiro, Roberto Jefferson e Zé Dirceu, Staedtler e Faber Castell, Honda e Hyundai, Bernardinho e Zé Roberto, Bahia e Vitória, Época e Veja. Nossa! A lista de inimigos é grande.
Pois a Record está fazendo de tudo para tomar da Globo os direitos de transmissão do Brasileirão 2012. Os custos da operação envolvem um caminhão de dinheiro que pode chegar a R$ 500 milhões por ano – a Globo paga ao Clube dos 13 cerca de R$ 300 milhões. Outro passo importante da emissora do bispo foi conseguir no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) o fim do direito da emissora do Jardim Botânico de adquirir – com prioridade - os direitos de transmissão do campeonato.
A galera da Pepsi "junta" a Coca / A forra da Coca na Pepsi / O olhar amigo de Meirelles para Mantega
Mas não para por aí. A Record promete ainda não desfocar nem colocar efeitos que prejudiquem a visualização das marcas dos patrocinadores de clubes e atletas – como faz a Globo – em painéis, camisas e bonés. A menção aos nomes dos patrocinadores dos times também está sendo estudada. É coisa para virar a mesa! E já que loucura pouca é bobagem, a Record quer alterar os horários das partidas, uma vez que a Globo exibe alguns jogos tarde da noite para não atrapalhar sua grade de programação de novelas e BBB’s da vida. Como se sabe, o Futebol na Globo tem a Coca-Cola como um dos seis patrocinadores para a temporada 2011.
Como não quer largar o osso – que está mais para picanha maturada - a Globo aposta no adiantamento das receitas para convencer os cartolas. Afinal, cartola adora uma receita adiantada. Especula-se que até mesmo o SBT do “Alô Silvio” quer entrar na jogada. Mas isso deve ser “bola fora”. De qualquer forma, vai aqui a homenagem a esta fera da TV:
Neste outro comercial, na linha do tempo, o personagem vai mudando de ideia a cada fase da vida. Primeiro detesta patins, depois aparece patinando. E - como todo mundo já disse um dia - jura que nunca vai se casar. Adivinha o que acontece? Acaba casadíssimo e dirigindo um Clio 2011.
Aqui, o ator também vive uma passagem de tempo. Desde criança, o personagem Tavinho é desconfiado e só fica tranquilo quando manda um Sedex pelos Correios. Logo os Correios -alvo de grande crise durante o final do Governo Lula...
Blog não é um diário. É exercício de segunda a sábado. O compromisso é pesquisar para garantir qualidade e atualidade do conteúdo. O Blog do Refri já é fonte de consulta para sites no Brasil e fora dele. A proposta é falar sobre as estratégias, histórias, curiosidades, campanhas e também assuntos cotidianos e interessantes desde que associados ao universo das bebidas. Escreva para claudiocarneiro.clio@gmail.com e receba avisos das novas postagens. Refrigerante causa dependência - no bom sentido.