sábado, 7 de maio de 2011

O Top Five dos consumidores de Coca-Cola


Que país bebe mais Coca-Cola no mundo?

Quando soprar suas 125 velinhas neste domingo, a Coca-Cola deverá renovar o desejo de dobrar suas vendas no planeta até 2020. A vontade desta jovem velha senhora esbarra em dois obstáculos: a inflação mundial e a queda do apetite dos países ricos por refrigerantes. Dona Coca-Cola vai apertar o espartilho e caprichar na maquiagem para continuar seduzindo mercados emergentes e promissores como Brasil, China e Rússia.

Em 2010, nosso país apresentou uma expansão de 11% das vendas. Mas o primeiro trimestre deste ano, dona Coca-Cola fez beicinho com nosso desempenho de apenas 2%. E nem adianta dizermos: “Isso nunca me aconteceu antes!”. Afinal, Dona Coca-Cola tem um amplo repertório para atender todas as nossas vontades e desejos. A começar pelas mais de 500 marcas, incluindo sucos, energéticos, isotônicos e águas – embora a marca carro-chefe responda por mais de 50% das receitas.

Em números, o consumo percapita do mexicano – equivalente a 675 garrafas pequenas por ano – é o mais alto. Os Estados Unidos aparecem em segundo, com 394. África do Sul vem em terceiro com 254. Em quarto, aparece o Brasil, com 229. Em quinto, a Alemanha, com 179. Os outros países que compõem o BRIC têm muito a crescer em relação a nós: Rússia (69), Índia (11) e China (34).

Índice vai medir a satisfação do consumidor

A ESPM e Rapp Brasil acabam de lançar Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC). O novo índice – criado pelos professores Alexandre Gracioso e Ricardo Pomeranz - rastreia o grau de satisfação do brasileiro no âmbito da web. O primeiro estudo revelou 62,3% de aprovação do consumidor com produtos e serviços de quatro setores da economia, formados por sete sub-setores e 28 empresas.

Os setores avaliados no estudo – que será divulgado mensalmente - são o varejista, com 78,8% de satisfação, financeiro (51%), bens de consumo (73,8%) e informação (45,6%). No setor de Bens de Consumo, a indústria automobilística tem índice de 69,8%, a partir da avaliação da Ford, Fiat, GM e Volkswagen. As indústrias de bebidas (Ambev, Coca-Cola, Pepsi e Schincariol) têm índice 79,6%, e personal care (Avon, Natura, Johnson & Johnson e Unilever), com total de 83,6% de aprovação do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário