A ciência é uma caixinha de surpresas...
Estudo patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos revela que uma combinação de subprodutos florestais e cascas de crustáceos pode ser a chave para a remoção de materiais radioativos da água potável. Pesquisadores do estado da Carolina do Norte apresentaram o novo material, uma mistura de materiais florestais e quitosana, encontrado no exoesqueleto (casca) de crustáceos que foram moídas em um pó, que absorve a água, e pode extrair contaminantes da água, como o iodeto radioativo, metais pesados ou mesmo o sal, tornando potável a água do mar.
Segundo o pesquisador Joel Pawlak, o material poderia mudar completamente a forma de salvaguardar o suprimento mundial de água potável e evitar os principais riscos à saúde decorrentes de acidentes nucleares como o que ocorreu, recentemente, no Japão.
Quanto pesa uma caixa de laranjas?
Vem aí uma grande safra de laranja. A produção no período 2011/12 no cinturão agrícola de São Paulo e Minas Gerais deverá crescer entre 15% e 25% em relação à safra passada, garantindo uma produção de 387 milhões de caixas de 40,8 quilos (!).
Toda essa matéria-prima será usada pelas empresas exportadoras de suco do país. As maiores são Citrosuco, Citrovita, Cutrale e Louis Dreyfus – em ordem alfabética apenas. A líder de mercado é a Cutrale.
Wagner Moura canta
Assista ao capitão Nascimento mandando ver na “latinha”. Convenhamos: ele é melhor como cantor do que o Lázaro Ramos como o irresistível da novela das 9.
Ótima notícia sobre a pesquisa norte-americana. É impressionante, como a necessidade desperta a mente para a solução de uma grande tragédia!
ResponderExcluirE sobre o Wagner Moura... sem comentários!!
O Wagner já tem um vozeirão falando e é claro que dá certo cantando. Além de gato é talentosíssimo!
ResponderExcluirE as mães merecem! Afinal Mãe é a para todos nós a última Coca Cola do deserto!
Valeu Cláudio!
Abç Helga.
Gabriela
ResponderExcluiré das ameaças que surgem as oportunidades (já dizia a tabela swot). Sobre o Wagner...hahaha...o cara é legal e bom ator.
Helga,
sua frase sobre mãe me lembrou uma brincadeira que fizemos na 89FM em SP. A mãe perguntava para a filha quantas rádios de rock havia em São Paulo.
A filha respondia: Mãe, só tem uma!
Aí o locutor canastrão dizia: Mãe só tem uma. Uma mensagem de carinho da 89FM. Bons tempos!!!
beijos
Claudio