Como fica o novo desenho do futebol brasileiro?
Há três dias o Blog do Refri vem tratando da crise no Clube dos Treze – aquela entidadezinha que pensava que mandava no futebol brasileiro. A grande imprensa demorou a entrar no caso. Vai entender... O certo é que a briga de foice no escuro ganha contornos cada vez mais dramáticos. De um lado, os clubes que pretendem negociar seus direitos de transmissão pela TV em separado – Flamengo e Corinthians. Ao lado deles, aqueles que estavam descontentes – Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória - com os desmandos da entidade que, apesar do nome, reunia 20 agremiações.
Do lado oposto ficaram aqueles clubes que defendem a manutenção do Clube dos Treze: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Bahia, Guarani, Internacional, Portuguesa, São Paulo e Sport. Vendo o circo pegar fogo, as duas maiores interessadas: as emissoras de televisão Globo e Record. E assistindo a toda essa baderna estão patrocinadores como Coca-Cola e Guaraná Antarctica – tão envolvidos com o futebol quanto os fabricantes de cerveja, bancos etc.
O que restou do Clube dos Treze lançou nesta quinta (24) o edital para a venda dos direitos de TV aberta – no biênio 2012/14 - do Campeonato Brasileiro. Edital que vale muito pouco na medida em que o clubinho perdeu toda sua representatividade. Na hipótese de formação de duas diferentes ligas – cada uma ligada a uma emissora concorrente - abrem-se novas possibilidades:
1- A improvável realização de dois diferentes campeonatos brasileiros
2- A negociação entre os grupos distintos – de clubes e suas emissoras – para a transmissão de uma única partida de futebol.
1- A improvável realização de dois diferentes campeonatos brasileiros
2- A negociação entre os grupos distintos – de clubes e suas emissoras – para a transmissão de uma única partida de futebol.
Uma continha rápida: o Clube dos Treze queria da TV aberta um lance mínimo de R$ 500 milhões anuais para abrir o leilão. Outros R$ 800 milhões seriam arrecadados com a venda para TV paga, pay-per-view, internet, celular e placas de publicidade. Ou seja, a temporada sairia por R$ 1,3 bilhão. A inabilidade de seu presidente Fábio Koff, a versão gaúcha de Muamar Kadafi, levou essa bufunfa toda pro ralo.
Refrigerante e ketchup usam a mesma garrafa!
Tá vendo como jornalista é um bicho danado? Você lê esse título acima e acaba pensando coisas horríveis a respeito dos fabricantes. Mas à medida que você vai lendo a matéria descobre o lado bom da verdadeira notícia. A empresa Heinz – fabricante de ketchup – anunciou um acordo com a Coca-Cola que permitirá à primeira utilizar a garrafa plástica Plant Bottle, feita com compostos orgânicos e biodegradáveis, desenvolvida pela fabricante de refrigerantes. Viu só? Os títulos são escritos para chamar a atenção do leitor: nunca mentem, mas permitem diferentes interpretações. A respeito dos jornalistas, o coleguinha Rui Pizarro tem uma frase lapidar: “Ô raça!”
Amanhã tem cineminha no Blog do Refri: não perca!
Boa matéria!
ResponderExcluirNo entanto, corremos o risco de ver um jogo entre duas agremiações (ex: São Paulo x Flamengo), onde cada uma poderá negociar direitos de transimissão c/ uma emissora de TV diferente e, consequentemente, cifras distintas. Piada!
Piada maior, ainda, é o Elmo. Sr. Pres. Ricardo Teixeira, que já passou da hora dele deixar o comando do futebol brasileiro.
Que venham dias melhores ao nosso querido esporte bretão...
Abraços!
Alessandro,
ResponderExcluirsoube que isso acontece em outros países. A transmissão por TV - bem como os direito$ - fica por conta da emissora associada ao clube mandante, ok? Apareça sempre, afinal você foi o leitor número 2000 - e certamente colaborou para o número que temos hoje
abraço