Coca-Cola nega que “fórmula secreta” tenha vazado
Talvez o melhor marketing da Coca-Cola seja esse mistério que envolve sua fórmula super secreta. Esta semana, rolou a maior badalação depois que o apresentador Ira Glass, do programa de rádio “This American Life”, revelou ter encontrado a receita do refrigerante publicada em artigo numa edição de fevereiro de 1979 do jornal Constitution, de Atlanta – onde também fica a sede da companhia.
A suposta receita seria o caderno de um amigo do farmacêutico John Pemberton, responsável pela criação da bebida há quase 125 anos. A página traz uma série de ingredientes como açúcar, suco de limão, baunilha e caramelo, além de óleos de canela, tangerina (bergamota ou mexerica – dependendo da região do Brasil), coentro, noz-moscada, limão e laranja.
Parece aquele filme “Muito barulho por nada” – título, aliás, que revela o fim da história. Alguém acredita que os órgãos de saúde dos Estados Unidos permitiriam a fabricação e venda de um produto que não tivesse sua fórmula registrada? Além do mais, bastaria um espectômetro para descobrir todos os ingredientes do produto.
Guaraná Antarctica também tem sua “fórmula secreta”
Fórmula secreta também é o mote de nova campanha publicitária do Guaraná Antarctica que reforça o segredo da fórmula, guardada a sete chaves pela companhia, desde 1921. Praticamente a mesma bobagem da Coca-Cola. Para garantir que esse segredo não seja copiado, a fórmula está a cargo de apenas duas pessoas, conhecidas na empresa como “Guardiões”.
A campanha, com comerciais de TV, tem plano de mídia que prevê anúncios de mídia impressa, ações de internet, spots de rádio e material de pontos-de-venda. Os filmes “Camaleão com defeito” – o bicho tenta se camuflar quando percebe a câmera - e “Monstro do Lago Ness” – um monstrinho exibicionista - vão revelar a frase “é mais fácil ver isso que a fórmula secreta do Guaraná Antarctica”.
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