terça-feira, 18 de outubro de 2011

O assunto é guerra e porradaria


TV Globo pode transmitir próximo UFC no Brasil

Diante do sucesso de audiência em canal fechado e Pay per view e da repercussão da vitória de Anderson Silva na primeira edição brasileira do Ultimate Fighting Championship (UFC), a emissora do Jardim Botânico estuda a possibilidade de transmitir o próximo espetáculo em terras tupiniquins. A informação é de Adriana Meyge e Letícia Casado, do Valor.

Aliás, o campeão dos pesos médios é também um fenômeno do marketing esportivo. A carreira e a imagem do atleta brasileiro, de 36 anos, são administradas desde fevereiro pela empresa 9ine – que tem Ronaldo Fenômeno como um dos sócios. Desde então, Anderson Silva já estrelou comerciais para empresas como a Ford, Burger King e Ambev. O bom de briga é patrocinado ainda pelo Corinthians e pela Nike.

Apesar da voz mansa – quase fina – e do jeitinho pacato, a fera ainda vai encarar mais dois anunciantes de peso cujos nomes ainda não foram revelados. Nos Estados Unidos, Silva tem ainda o patrocínio da P & G. O lutador é um fenômeno de mídia, não somente na TV – onde brilha em suas aparições – mas também nas mídias sociais. É o mais “seguido” do Twitter, com cerca de 780 mil pessoas.

Coca-Cola foi “arma” da primeira Grande Guerra

Amiga deste blog antes mesmo de a blogosfera existir, a locutora Selma Boiron nos manda mais uma de suas colaborações. É um documento histórico. Uma mensagem enviada pelo exército norte-americano, em abril de 1918, quase no finalzinho da Primeira Grande Guerra Mundial, que terminaria em novembro daquele ano.

Com o moral baixo de seus 4 mil soldados do Camp MacArthur, no Texas, o comandante da 55ª Infantaria escreveu carta à Coca-Cola, no mesmo estado, exigindo o envio do produto ao acampamento em quantidade suficiente para derrotar o calor e a sede. A carta (lá embaixo) tem até uma ameaça: “Caso contrário, seremos obrigados a procurar por uma marca substituta, aliás, uma grande concorrente da Coca-Cola”.

O texto diz o seguinte:

Senhores:
Chamamos sua atenção para o fato de que estamos sem Coca-Cola neste acampamento do Exército, especialmente na cantina.

O objetivo desta comunicação é lembrar que temos um clima quente aqui e Coca-Cola é uma das melhores bebidas para combater o calor. Nós, soldados, não gostamos de perder, mas para ganhar precisamos ter material com o qual trabalhar, para enfrentar o inimigo e - a não ser que recebamos o produto - teremos de admitir a vitória dos inimigos Calor e Sede.

O Exército está acostumado a apreciar e a querer Coca-Cola porque esta é uma bebida que extermina a sede e este pelotão, representado por 4 mil consumidores, pede que o nosso estoque seja multiplicado por 10 ou mais se possível. O desejo é tão grande que é fácil entender porque escrevemos - devido a muitos pedidos por esta bebida que poderá ser substituída, o que acarretará em muitos consumidores insatisfeitos.

A experiência da gerência deste pelotão revela que muitos usuários de um certo artigo podem aprender a gostar de um substituto e, a não ser que vocês possam garantir a nossa demanda, será nossa tarefa introduzir aqui um substituto – e grande concorrente. Não queremos fazer isso, queremos mais Coca-Cola. E isso trará mais consumidores satisfeitos, e a saúde deles não será afetada.

Acreditamos que vocês considerarão este assunto imediatamente e darão a ele a relevância cuidadosa que merece, uma vez que se trata de assunto tão importante. Esperamos sua decisão para vencer o inimigo Sede e conquistar estes longos dias quentes.

Respeitosamente,
55o Pelotão de Infantaria

(Assinado) Oficial do Pelotão

19 de abril de 1918.




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