quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Colégio engarrafado...



A primeira escola PET do mundo

Quando a turma quer estudar não tem nada que impeça. A cidade filipina de San Pablo é a primeira em todo o planeta a ter uma escola construída – inteiramente – com milhares de garrafas de 1,5 e 2 litros de refrigerante e água. O projeto foi concebido pelo especialista em arquitetura sustentável Illac Diaz, juntamente com a MyShelter Foundation (Fundação Meu Abrigo).

Diaz notou que faltavam escolas em pequenas províncias das Filipinas e pensou em uma solução. Conhecido mundialmente por seus projetos inovadores, ele criou o Bottle School Project (Projeto de Escolas de Garrafa) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da construção de novas escolas, além de dar novo uso a um material de difícil descarte.

A escola é a primeira de muitas, uma vez que Diaz pretende continuar com seu projeto e disseminar a ideia para outros países. As garrafas PET foram preenchidas com adobe líquido - constituído basicamente de terra crua, água, palha ou fibras naturais. A combinação, que é relativamente barata – por ser um processo artesanal - chega a ser três vezes mais forte que o concreto. Em junho de 2010, a Fundação MyShelter organizou um desafio para coletar as garrafas PET. A campanha foi um sucesso e a escola construída com a ajuda de dezenas de voluntários. O terreno foi doado pelo governo local de San Pablo.

Em 2008, Diaz foi nomeado como “Jovem Líder Global” pelo Fórum Mundial Econômico em Genebra, na Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário