Anvisa lê o Blog do Refri e proíbe aloe vera
O pessoal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve estar lendo esse blog. No dia 10 deste mês, falamos aqui, pela primeira vez, sobre o suco de aloe vera – ou babosa. Pois não é que na segunda-feira – quatro dias depois – a agência proibiu o uso da planta na produção de alimentos e bebidas? Qualquer dia vou falar sobre uma erva chamada Sarney pra ver se a Anvisa também elimina..
O pior é que a decisão foi baseada na ignorância. Explico: A Anvisa optou pela proibição por absoluta falta de estudos científicos que comprovassem a segurança da babosa, ou seja, não havia a garantia de que não fizesse mal à saúde. Uma pergunta: cigarro faz mal à saúde? Então tá.
Assim, fica vedada a importação, fabricação, distribuição e comercialização de bebidas e alimentos à base da planta. Cosméticos e produtos de limpeza estão liberados.
Na matéria escrita há alguns dias, a aloe vera era indicada em casos de artrite, artrose e inflamações como úlceras e gastrites, devido aos polissacarídeos, aumentando a produção de fibroblastos que auxiliam na recuperação dos tecidos, com ação hidratante, cicatrizante e revitalizante. Até aquele dia, o suco ou o gel de aloe vera podiam ser encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário