Boa...!
Empresas do setor de alimentos
e bebidas, com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação
(Abia) e da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas
não Alcóolicas (Abir), se reuniram com o ministro da saúde, Ricardo Barros, na
sede da Fiesp, em São Paulo. O encontro teve como objetivo apresentar o
Movimento Nacional pela Saúde e Bem-Estar e mostrar o apoio das
associações nas ações de melhoria da qualidade dos alimentos lideradas pelo
Ministério da Saúde.
Durante o evento foram
apresentadas propostas para um esforço conjunto de melhorar o perfil dos
alimentos a fim de gerar impacto coletivo na promoção de hábitos e estilo de
vida mais equilibrados, através do diálogo permanente e da construção de
iniciativas conjuntas entre indústria, governo, sociedade civil e academia.
O Movimento, formado pelas
empresas Ambev, Coca-Cola Brasil, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo,
Kellogg's, Mars, McDonald’s, Mondelez Brasil, Nestlé, PepsiCo e
Unilever pretende, por meio de ações concretas, contribuir com os desafios
e metas da agenda de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, alavancando
iniciativas em três frentes:
Inovação –
investir continuamente na diversificação de portfólio, no desenvolvimento de
porções menores e com baixa caloria e no incremento de ingredientes como
fibras, grãos integrais, frutas e vegetais.
Engajamento
– contribuir com a agenda de alimentação e nutrição como, por
exemplo, com diretrizes para marketing responsável e com a promoção de
informações nutricionais para que os consumidores possam fazer escolhas
conscientes.
Informação –
reforçar a importância de um estilo de vida equilibrado, estimulando o consumo
de frutas, verduras e legumes e a prática de atividades físicas.
A união dessas empresas tem
como objetivo colaborar, levar informação e inovar para ajudar os consumidores
a terem hábitos alimentares mais balanceados e estilos de vida mais ativos. Um
exemplo dessa união é o “Compromisso pela Publicidade Responsável para
Crianças”, que reforça as diretrizes de comunicação e os avanços no
monitoramento e auditoria das peças publicitárias direcionadas para crianças
menores de doze anos.
Estiveram presentes os
presidentes da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia),
Edmund Klotz, e da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de
Bebidas não Alcoólicas (Abir), Alexandre Jobim.
Edmund Klotz ressaltou que a
iniciativa se encaixa no escopo do Acordo de Cooperação que existe entre o
Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia),
com a finalidade de construir um Plano Nacional para Vida Saudável, que está
atualmente em fase de renovação e que contempla, entre outras ações, acordos
técnicos para redução voluntária de sódio, gorduras trans e açúcar. “A união
dessas empresas tem como objetivo colaborar, levar informação e inovar para
ajudar os consumidores a terem hábitos alimentares mais balanceados e estilos
de vida mais ativos. Esse é também o objetivo da Abia”, declarou.
Já Alexandre Jobim reforçou o
apoio do setor de bebidas não alcoólicas e o compromisso em continuar
trabalhando em conjunto com a sociedade e o governo a exemplo das diretrizes
para o marketing e publicidade para o público infantil, que reconhece e
respeita o papel dos pais e responsáveis como tomadores de decisão sobre o que
é apropriado para o consumo das crianças até doze anos.
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