
Consumidor tem o hábito de preservar os produtos regionais
Uma pesquisa do Grupo Troiano de Branding tenta decifrar o segredo do sucesso de algumas marcas fora do eixo Rio-São Paulo. Ao contrário do que se deveria esperar em tempos de globalização, marcas locais desbancam as internacionais e mais famosas e respondem por 34% do faturamento do comércio em diversos segmentos, segundo a Nielsen.
Em palestra recente, Jaime Troiano destacou o carisma das marcas regionais. Para ele, alguns fatores contribuem para a construção da força das marcas regionais:
a- o Apartheid Mercadológico - que pode ser traduzido como a visão distorcida que o Sul Maravilha tem do resto do País;
b- o Segredo Logístico - a proximidade entre produção e consumo;
c- a preservação da Identidade e Cultura Locais - entre outros fatores.
Entre os cases de sucesso citados pelo especialista estão o carioquíssimo Biscoito Globo (com somente dois sabores e um único canal de distribuição), os biscoitos e rosquinhas Aymoré, presentes em 99% dos lares mineiros; e ainda a Drogaria Araújo (MG), as fraldas Sapeka (GO), o guaraná Jesus (MA, comprado pela Coca-Cola) e "last but not least" os biscoitos e massas Vitarella (PE), entre outros. O Blog do Refri lembra ainda o pão de forma Plus Vita (RJ) e o Guaraná Fruki (RS).
É importante destacar que esse fenômeno de fidelidade às marcas locais não é um privilégio do consumidor brasileiro. Recentemente, postamos matéria sobre o mercado indiano que demonstra comportamento semelhante.
Ola Pessoal
ResponderExcluirQuem estiver na região de Jundiaí ( 50 km de Sampa), não deixe de prestigiar a nossa, Turbaina...refri muito bom ..
Muito boa !
Abraços e Bom Fim de Semana..
Marco
Nosso departamento de publicidade vai entrar em contato com sua empresa para cobrar o anúncio...hahahaha
ResponderExcluirAliás, vc podia me enviar umas duas tubaínas aqui pra eu experimentar, o que acha?