Ele criou o sonho cor de rosa
Nascido em Vitória do Mearim, no interior do Maranhão, em 1886, Jesus Norberto Gomes mudou-se – acompanhando os pais – para São Luís ainda menino. Lá, ele exerceria a função de farmacêutico e criaria – após alguns experimentos – uma bebida cor de rosa que cairia no gosto do consumidor local. Em 1927, ele lançou a Kola Guaraná Jesus.
A ideia original era produzir um elixir – uma espécie de xarope muito consumido na época. A fórmula – mantida em segredo – teria 17 ingredientes, entre eles guaraná, cravo, canela, cafeína, teofilina e teobromina (seja lá o que isso signifique). A logomarca foi inspirada na assinatura do inventor.
Há relatos curiosos de que, apesar do nome, o farmacêutico seria ateu e, por ser comunista, teria sido excomungado. No folclore em torno desse tema, Jesus – o farmacêutico - teria mandado trazer da Alemanha uma série de caras de Fausto (personagem de Goethe que vende a alma ao demônio) e as colocado nas entradas da farmácia, somente para alimentar a lenda.
A família manteve a indústria até a década de 1960 – Jesus morreu em 1963. A fábrica foi então arrendada pela Cervejaria Antarctica Paulista. A marca acabou vendida à Companhia Maranhense de Refrigerante, na época franqueada da Coca-Cola. Em 2001, o “sonho cor de rosa das crianças” foi adquirido pela Coca-Cola Brasil, passando a fazer parte do portfólio de marcas da multinacional. Curiosamente, o Guaraná Jesus é mais vendido no estado que a marca líder mundial.
Em 2008, o Guaraná Jesus promoveu a primeira grande renovação da sua identidade visual, cujo desenho foi escolhido por votação popular. A embalagem atual é inspirada nos azulejos coloniais portugueses de São Luís e ganhou medalha de ouro de melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design (IDEA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário