quinta-feira, 14 de abril de 2016

Iniciativa Coca-Cola para mulheres



Iniciativa "5by20" 




A The Coca-Cola Company anunciou hoje (13) um grande progresso rumo à sua meta de permitir o fortalecimento econômico de cinco milhões de mulheres empreendedoras por toda a cadeia de valor da Coca-Cola até 2020. Os resultados de final de ano relativos a 2015 indicam que a iniciativa, conhecida como "5by20", já alcançou um total de mais de 1,2 milhão de mulheres empreendedoras de 60 países desde seu lançamento em 2010.

Mais de 372 mil mulheres empreendedoras foram capacitadas pela "5by20" em 2015, ampliando em 43% o número total de mulheres participantes ao longo de um ano. Esse crescimento pode ser atribuído principalmente a programas de escalação e replicação nas regiões Eurásia-África e Ásia-Pacífico.

"Acreditamos que comunidades prósperas e sustentáveis são fundamentais para um negócio sustentável, e as mulheres são absolutamente essenciais para o nosso sucesso", declarou Bea Perez, diretora de sustentabilidade da The Coca-Cola Company. "Ainda temos muito trabalho pela frente, mas tenho orgulho do progresso que estamos fazendo. É inspirador quando posso me encontrar com as participantes e ver com os meus próprios olhos como a "5by20" está transformando a vida de mulheres, famílias e comunidades do mundo todo."

A iniciativa "5by20" se concentra em ajudar mulheres empreendedoras por toda a cadeia de valor da Coca-Cola - produtoras agrícolas, fornecedoras, distribuidoras, revendedoras, recicladoras e artesãs - a superarem desafios no estabelecimento e ampliação de seus negócios. Ao proporcionar acesso a habilidades empresariais, serviços financeiros, ativos e redes de apoio de colegas e tutores, a "5by20" ajuda mulheres a vencerem como empreendedoras, e também a criar comunidades sustentáveis.


Resultados de mercado: África do Sul


Em 2013, a Coca-Cola e a Ipsos, uma empresa líder mundial de pesquisa de mercado, deram início a um estudo de impacto entre 101 mulheres empreendedoras nas províncias de Guateng e North West, próximas a Johanesburgo, África do Sul. Essas mulheres revendedoras faziam parte de um programa de treinamento de habilidades empresariais mais amplo da "5by20", implementado em colaboração com as organizações parceiras ONU Mulheres e Hand in Hand Southern Africa. Os resultados coletados durante mais de 18 meses indicam que, em média, as mulheres empreendedoras que participaram do estudo aumentaram suas vendas e renda pessoal, que puderam utilizar para despesas básicas de suas famílias e formação de poupança.


São alguns dados específicos do estudo:


- As vendas aumentaram em média 44%, e os dados indicam uma alta média na renda pessoal de 23% de um ano a outro (de julho de 2014 a julho de 2015).


- Mais da metade (54%) das participantes informou que seus negócios melhoraram "muito" graças ao treinamento. Entre essas mulheres que viram uma grande melhoria em suas atividades empresariais, mais da metade passou a ter uma renda maior.


- Em média, em comparação com o patamar inicial, as mulheres demonstraram mais capacidade de arcar com despesas básicas próprias e de suas famílias, como gastos escolares para a formação de seus filhos, consultas médicas e roupas.


- Cerca de dois terços das participantes informaram que puderam economizar e aplicar em poupança todos os meses.


- Mais de 90% das mulheres incluídas no estudo mencionaram estar confiantes de que continuarão suas atividades empresariais e poderão crescer.


"Esses dados indicam que as mulheres participantes de nossa iniciativa "5by20" estão obtendo progresso sustentável rumo à autonomia econômica", afirmou Therese Gearhart, presidente da Coca-Cola África Meridional. "Uma mulher com formação educacional, bem-sucedida e capacitada cria um ciclo virtuoso em toda a sua comunidade ao poder arcar com a educação de seus filhos, fornecer as necessidades médicas básicas para sua família e ajudar a apoiar e orientar outras empreendedoras. Toda a comunidade sai ganhando."


Parcerias com organizações como ONU mulheres, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Corporação Financeira Internacional (CFI), MercyCorps, TechnoServe, Fundação Bill & Melinda Gates, Hand in Hand Southern Africa e muitos outros parceiros regionais e locais no mundo todo são fundamentais para o sucesso da iniciativa "5by20" da The Coca-Cola Company.


Dessa forma, a Coca-Cola colaborou recentemente com o BID, a ONU Mulheres, o Pacto Global da ONU e outros para desenvolver uma nova ferramenta de diagnóstico que visa a ajudar as empresas a obterem mais igualdade de condições entre homens e mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade. Essa nova ferramenta ajudará as empresas a avaliar o desempenho em relação aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women"s Empowerment Principles, WEPs), identificar pontos fortes, lacunas e oportunidades, comparar o progresso com outras empresas do mesmo setor, com a legislação e padrões de mercado, destacar as melhores práticas, além de definir metas concretas e indicadores de desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário