Produtores de bebidas apresentaram na quarta-feira (20) ao Ministério da Saúde proposta para a redução voluntária do açúcar de refrigerantes, néctares e refrescos em quatro anos. A sugestão é de que cada 100 gramas de bebida tenham limite de 10,6 gramas de açúcar. A proporção média hoje é de 16 gramas.
Caso o acordo seja formalizado, pelo menos metade dos produtos terá de alterar a composição. Formulada pela Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas e pela Associação Brasileira de Indústrias da Alimentação, a proposta surge no momento em que o ministério prepara projeto para elevar a taxação de bebidas açucaradas.
Como revelou o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, havia pedido à a sua equipe um projeto sobre o tema. Assim que for concluído, será levado para discussão com os demais integrantes do governo. O objetivo é elevar os preços e, com isso, reduzir o consumo de bebidas, em uma estratégia contra a obesidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere adotar táticas como essa. A proposta feita pelas entidades foi considerada bem-vinda pelo ministério. Segundo a pasta, a sugestão será analisada, discutida e deve integrar ampla agenda com a indústria, a ser divulgada em outubro. Mas o ministério avisou que a proposta de acordo voluntário não altera os estudos em análise.
As entidades têm entre associados produtores que respondem por cerca de 90% do mercado. Pela proposta atual, 111 refrigerantes teriam redução de açúcar de 16 para 10,6 gramas a cada 100 gramas. No caso dos néctares, esse limite passaria a ser de 10,7 gramas. Hoje, o valor é de 12,5. A medida afetaria 48 produtos. Já para refrescos, a redução seria de 15 para 10,7 gramas de açúcar, o que também afetaria 48 produtos.
Blog não é um diário. É exercício de segunda a sábado. O compromisso é pesquisar para garantir qualidade e atualidade do conteúdo. O Blog do Refri já é fonte de consulta para sites no Brasil e fora dele. A proposta é falar sobre as estratégias, histórias, curiosidades, campanhas e também assuntos cotidianos e interessantes desde que associados ao universo das bebidas. Escreva para claudiocarneiro.clio@gmail.com e receba avisos das novas postagens. Refrigerante causa dependência - no bom sentido.
Sou jornalista e publicitário atuando na área de Assessoria de Imprensa. Gosto de refrigerante mas "bebo com moderação". Também adoro cerveja, whisky, vinho, água mineral etc. Criei o Blog do Refri para exercitar essa mania de escrever sem querer parar. Precisava de um tema pouco batido. Aí está. A ideia é falar dos sabores e do mercado - sem privilegiar esta ou aquela marca. Porém, me permito abordar o fabricante que quiser, sem culpa ou compromisso, mas com responsabilidade. Acho que é isso. Abraços,
Claudio Carneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário