quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Logo Rio 2016: E aí? É plágio ou não?




Marca da Rio 2016 é vista como plágio

A marca das Olimpíadas Rio 2016 já provoca polêmica. Depois de elogiada pelos executivos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Olímpico Internacional (COI), a logomarca – que mostra pessoas de mãos dadas formando a imagem do Pão de Açúcar, símbolo da cidade – é vista como muito parecida com a marca da ONG norte-americana Telluride Foundation (logo acima). Outros enxergam semelhança com o quadro “A Dança” de Matisse (tela também reproduzida acima). Em português claro: pode ser plágio. As primeiras acusações de cópia surgiram na internet, especialmente no Twitter.

Aprovada em setembro passado e mantida em absoluto sigilo desde então, a logo foi apresentada durante a virada do ano na praia de Copacabana e impactou pela leveza, simplicidade e, principalmente, por permitir sua reprodução tridimensional. A marca foi criada pela empresa Tátil Design e superou outras 139 agências que entraram na disputa. Além da Tátil, outras sete empresas - Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR) e Vinte Zero Um (RJ) - ficaram entre as finalistas. As Olimpíadas são um evento patrocinado pela Coca-Cola.

O brasileiro, que já detestara a marca da Copa do Mundo de 2014 (que lembra o médium Chico Xavier em transe), está desconfiado da marca das Olimpíadas no Rio de Janeiro. O que você acha? É plágio ou não?

6 comentários:

  1. O boneco verde é exatamente o mesmo. Reparei isso só agora. Antes, estava achando que era apenas uma inspiração.

    Impressionante! Se não é plágio, deve ter sido o mesmo santo que baixou nos criadores das duas marcas.

    ResponderExcluir
  2. É um símbolo polêmico, digamos assim...

    ResponderExcluir
  3. Cláudio, você matou a pau! Fui lá ver a marca da Copa 2014 e... pimba: dei de cara com o Chico Xavier com a mão no rosto.
    Como diria o Thales: "Impressionante!"

    ResponderExcluir
  4. Legal mesmo é saber que a Carneirada está prestigiando!
    Abraços Tio Zezinho
    Claudio

    ResponderExcluir
  5. Muita criatividade das agências brasileiras vem de peças, logos e anúncios conceituados lá fora. Eu mesma já vi anúncio de seguradora ser apresentado por agência aqui no Brasil e depois descobrir uma peça igualzinha premiada lá fora há anos. Basta ter um bom anuário internacional na mão e sair "criando". Com a internet e a globalização, fica cada vez mais rápido desmascarar...

    ResponderExcluir
  6. Ocorre que nossos designers e criadores usam desse expediente desde sempre. E chamam isso de "referência"...beijos

    ResponderExcluir